Resguardo ou quarentena: Mitos e Verdades

Após o parto a mulher tem que ter um período para que seu corpo volte ao normal, esse período chamamos de resguardo ou puerpério e deve ser respeitado.

02/05/2012 08h27m. Atualizado em 07/04/2013 16h18m por:

 

Resguardo ou quarentena Mitos e VerdadesDepois de uma gravidez, não espere que tudo em seu corpo volte ao normal em questão de horas. O organismo precisa de um tempo para se reorganizar e voltar ao seu funcionamento normal.

Para que tudo ocorra bem nesse fase, a mamãe precisa cuidar não só do novo membro da família, mas zelar por sua saúde que nesse período requer uma atenção maior. Muito conhecido como resguardo ou puerpério, essa é a fase da vida da mamãe que ocorre até a sexta ou oitava semana pós-parto.

Na fase do resguardo, os órgãos reprodutivos voltam ao seu estado normal, por exemplo, o útero que durante a gestação cresce até 50 vezes mais que seu tamanho normal. Santa natureza não! retorna ao seu estado normal.

Dentre as mudanças vividas pelo seu corpo durante o período de resguardo, está a região onde se encontrava a placenta, com pequenas feridas, normais da gestação, é cicatrizada no resguardo.

Por isso é importante respeitar esse período, caso contrário as feridas acabam não cicatrizando e a mulher começa a correr riscos de possíveis infecções. Se durante esse período, você sentir febre, não hesite em procure seu médico. O mesmo é válido em casos de sangramento forte até o 40º dia pós-parto.

Se seu parto foi normal, talvez o médico tenha feito o que chamamos de episiotomia (corte entre o ânus e a vagina, feito para facilitar a passagem do bebê). Se você passou por isso, é normal que a região fique inchada e dolorida. Para diminuir o inchaço, os médicos aconselham a colocar uma bolsa de gelo.

Atividades após o parto

Nada de pressa para voltar ao ritmo anterior. As atividades diárias devem ser retomadas aos poucos; lembre-se que você precisa descansar. Durante essa fase, é normal que você sinta alguma dor ou desconforto na hora de ir ao banheiro, o que pode ser resolvido com um telefone para seu médico que provavelmente vai receitar laxantes para que a evacuação seja facilitada. Ah, nada de carregar peso nos primeiros 30 dias, ok!

Durante o resguardo, vários mitos e crendices de nossos avós, tios, pais, bisavós e conhecidos, rondam a nossa cabeça. Querendo ou não, acabamos ouvindo os “conselhos” dos mais velhos e acaba-se ficando confusas com tantas verdades e mentiras. Por isso, o ideal é agradecer o interesse do pessoal mas, não abrir mão da orientação de seu obstetra que vai tirar todas as dúvidas sobre o assunto.

Dois mitos muito comuns nessa fase é o que diz que nesse período não há chances de engravidar e o outro, que a mulher não pode lavar a cabeça. Pura mentira!A Possiblidade de gravidez pode ser reduzida por conta da amamentação, mas, ela pode acontecer. E os cabelos…já pensou quase 40 dias sem ver a cara do chuveiro? Nossa! Mito gente. A mulher pode lavar os cabelos a partir do primeiro dia.

Verdade: o cabelo tende a cair por conta da alteração nas taxas de hormônios nessa fase. Mesmo assim, fique calma, isso é normal. É só passar pelo resguardo respeitando as transformações ocorridas e tudo retorna como antes.

Evitar após o parto

Outra verdade é quanto ao sexo após parto. Realmente, seu maridão vai ter que encarar alguns banhos de agua fria no primeiro mês. Nada de sexo nesse período. Os vasos do seu útero, local onde ficava a placenta estão abertos, facilitando o risco de contaminações e infecções. Além disso, o atrito do do órgão sexual masculino durante a penetração pode causar dor. Então, guardem a energia pro próximo mês, ok?

Os exercícios físicos são proibidos. Após 45 dias, você só pode fazer exercícios leves como caminhada e nadar. Exercícios aeróbicos e musculação, só estão liberados após 2 meses do parto. Os aeróbicos intensos como spinning, aerojump, dança e afins, só após 3 meses.

A direção também deve esperar até o término do primeiro mês do pós parto. Ao dirigir, com os movimentos feitos nos pedais, você pode não perceber mas toda sua musculatura abdominal e região do períneo, se movimentam, com isso a cicatrização do pós-parto pode ser prejudicada. Então, dar uma de madame no primeiro mês não é nada mal.

Por fim, não se esqueça de beber bastante liquido aliado a uma dieta rica em fibras para estimular o intestino e eliminar os gases. Ah, e não se esqueça que ficar cansada e até um pouco triste às vezes é normal, mas, se sentir que isso tem prejudicado sua vida e os cuidados com o bebê, procure seu médico Ok!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

2 Comentários em Resguardo ou quarentena: Mitos e Verdades

  1. Avatar janaina disse:

    ola faz um e dois dias q minha nenem nasceu no caso estou no resguardo ainda, meu parto foi cesaria, nos primeiros 20 dias minha sogra fazia as coisas pra mim depois fui fazendo algumas coisas aos poucos mais nada pesado, agora ando sentindo muita dor d cabeça nao muito forte mais quase todo dia sinto, pode me explicar o pq da dor d cabeça??

  2. Vandeni Navarro Vandeni Navarro disse:

    Procure um médico e relate essas dores de cabeça, ele vai saber te orientar, mas não deixe de ver isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *