Música na gravidez faz bem para mãe e bebê

Uma pesquisa revelou que a gestante que ouve musicas durante a gravidez, beneficia tanto ela como seu bebê que ainda se encontra em seu ventre.

03/05/2012 17h43m. Atualizado em 07/04/2013 16h24m por:

 

Musica na gravidez faz bem para mãe e bebêVocê com certeza já cansou de ouvir de seu obstetra e até de seus amigos que deve manter a calma e procurar estar sempre em ambiente tranquilo e harmonioso para que a gestação corra bem e seu bebê nasça da melhor forma possível, não é?

E não é conversa fiada. Já está confirmado que mães que passam por uma gestação mais tranquila, sem muitos aborrecimentos (porque nenhum é quase impossível) e, claro, cultivando hábitos de vida saudáveis, tem grandes chances de darem a luz a bebês mais calmos e seguros. Mas você sabia que o baby mesmo na barriga já curte uma musiquinha? Não é brincadeira não, pessoal. É sério.

Estudiosos colocaram 30(trinta) gestantes para ouvir música durante 30 minutos todos os dias durante 2 semanas. O resultado foi uma melhora significante em sintomas de depressão, estresse e ansiedade em comparação com as outras grávidas que só fizeram o pré-natal sem a influência musical.

Músicas para grávidas

Os estilos de músicas foram bem variados, indo da música clássica à canções de ninar e sons da natureza. Além dos efeitos positivos descritos acima, a atividade cerebral do bebê e o vínculo com a mãe foram mais fortalecidos.

Os tipos de músicas usados na pesquisa não são uma regra. O importante é que as mamães ouçam sons que as façam sentir bem para que assim a ligação com o bebê seja possível, excluindo por alguns instantes qualquer contato com o mundo externo.

Experimente ouvir músicas que lhe agradem durante a gestação. Quando o bebê nascer, cante as mesmas canções que ouvia. Certamente ele vai se familiarizar com o som que em muitos casos, servem até mesmo para fazer dormir e acalmara criança.

Essa percepção dos sons tida pelos bebês tem fundamento. Entre a 20ª e 21ª semana de gestação, a audição do bebê já está desenvolvida a ponto do pequenino ouvir lá de dentro da barriga da mamãe, tudo o que é falado aqui fora, além das músicas que ela anda cantarolando por aí.

Além disso, olha que graça: você pode até mesmo perceber se ele está gostando ou não se agradou com o som escolhido, vendo se ele anda mais agitado ou quietinho dentro da barriga.

Os reflexos da música durante a gestação e o nascimento do bebê são tão sérios que contamos com profissionais especializados em musicoterapia capazes de ajudar as mamães a fazer da música muito mais que um lazer e sim, uma forma de relaxamento e terapia durante a gestação.

Para se ter uma idéia, algumas clínicas contam com músicos convidados para fazer “um som” enquanto a mamãe faz a ultrossonografia, por exemplo. Enquanto a mãe curte as imagens do bebê, ambos curtem uma musiquinha agradável feita por voz e violão. Chique, não?

Podemos perceber que a música vai muito além de uma simples distração para a gestante. Ouvir os sons que mais lhe agrada é uma terapia que beneficia tanto a mamãe, quanto o bebê que têm os reflexos dessa prática após o nascimento no seu comportamento, bem como sua personalidade.

Album de Música Suave para Gestante

Informações sobre o álbum:

Artista: Alexandre Guerra
Ano: 2002
Gravadora: Azul Music

Mamães, não se intimidem. Separem as músicas que mais gostam, pezinhos pro alto e som na caixa!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *