Engravidar logo após o parto

Para que não haja surpresas da mulher engravidar novamente após um parto , a prevenção é o melhor remédio e só o médico poderá orientar esse procedimento.

04/05/2012 14h13m. Atualizado em 24/07/2014 14h08m por:

 

engravidar após o partoDepois de dar a luz, não tem como o corpo não exibir os resultados de nove meses de intensas mudanças. Além de alterações físicas, o emocional leva um tempo para voltar ao normal assim como a vida sexual também sofre muitas mudanças após o parto.

Quanto a retomada das atividades sexuais, mesmo sem a existência de regras, parece ser de comum acordo que após o termino da eliminação de líquidos vaginais caracteristicos do pós-parto, elas já podem ser retomadas, claro, assim que não houver mais nenhum sinal de dor e o mais importante, quando existir o desejo.

É nessa fase de retomada das atividades sexuais que surgem as preocupações com relação aos riscos de uma nova gravidez no pós-parto.

Alguns mitos sobre engravidar após parto

São muitos os mitos que rondam conversas sobre o assunto. Coisas do tipo “Quem amamenta não engravida!” ou “quem ainda não teve menstruação não pode engravidar”. Não cai nessa não viu? Não passam de senso comum.

O período de lactação é um método muito eficaz para a contracepção, principalmente no primeiro trimestre pós-parto, porém, não confiem muito nisso.

As mulheres que não amamentam ou algumas que mesmo amamentando não são regulares na ação, podem fazer parte do grupo de 2% das mulheres que podem engravidar, em meio aos outros 98 que não.

É por isso que é preciso lançar mão de alternativas, mesmo sabendo que em muitos ciclos pós parto, os fluxos sejam irregulares e muitos sem ovulação, ainda mais nos primeiros meses.

Em meio a essas conclusões, é impossível uma mulher saber durante quanto tempo isso vai continuar ou seja, até quando ela poderá estar segura de que não corre risco de engravidar de novo.

Após parto iniciar método anticoncepcional

Os especialistas sugerem que a mulher que não pretenda engravidar, inicie um método anticoncepcional antes do 3º mês do pós-parto. Caso a mulher não amamente ou amamente de forma diferente, devem pensar em usar um método durante a terceira semana pós parto.

O fato é que os riscos, embora remotos existem e caso vc não queria correr riscos, se informe melhor e busque a prevenção para não ter sustos nos próximos meses.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *