Primeiro banho do bebê em casa

Primeiro banho do bebê em casa, torne esse momento seguro e prazeroso, com o vídeo e as dicas abaixo.

11/05/2012 08h56m. Atualizado em 17/07/2019 23h15m por:

 

Você tornou-se mãe e não de uma boneca, mas sim de um lindo e frágil bebê.

Imagino sua felicidade assim como também imagino o que deve se passar em sua cabeça sabendo da enorme responsabilidade de influenciar diretamente a vida de alguém, principalmente se esse alguém, for a pessoa mais importante de sua vida.

O primeiro desafio com certeza é a primeira amamentação que, graças a ajuda do pessoal do hospital foi muito bem e agora aos poucos você está se adaptando. Agora o momento mais tenso é o primeiro banho do bebê.

Embora na maioria das vezes o primeiro banho seja dado na maternidade com o apoio das enfermeiras, você precisa estar por perto para observar com atenção cada etapa da higienização de seu filho pois em breve essa tarefa será sua, mamãe.

Primeiro Banho do Bebê e seus cuidados

Para isso, com base na indicação de profissionais, criamos uma lista com alguns cuidados essenciais para que tudo corra bem. São coisas simples, mas de total importância para segurança do pequeno.

– Organize-se:

Separe tudo que vai usar e deixe no trocador ou onde for vestir o bebê. Isso facilita bastante e evita que ele fique muito tempo sem roupa e propenso a surpresinhas para a mamãe;

– Temperatura da água:

Você não pode esquecer que tudo para um recém nascido é muito mais intenso do que para um adulto. Sendo assim, a temperatura não pode ser nem quente demais, muito menos fria. Na hora de encher a banheira em casa, não precisa usar água filtrada ou fervida, basta que seja limpa.

Você pode ir medindo a temperatura (deve estar entre 36 e 37 graus) com o cotovelo ou, usar um termômetro próprio para isso e mais exato que o toque da pele;

Água devidamente pronta:

Feche todas as janelas e portas para evitar que o bebê leve um golpe de ar após o banho. Isso é importantíssimo pois a mudança brusca de temperatura resulta facilmente em uma gripe, resfriado ou até outra coisa pior.

Indo pra banheira:

Após tirar a roupinha do bebê, enrole-o imediatamente em uma toalha devidamente limpa e seca para levá-lo até a banheira. Agora lave-o com sabonete sem perfume (o glicerinado é o mais indicado), tomando cuidado para não entrar água nas orelhinhas e não deixar cair água nos olhinhos. Procure estar com as unhas curtas para não correr o risco de arranhar a criança.

Fim de banho:

Enrole-o imediatamente na toalha seca, cobrindo a cabecinha e as orelhas para não pegar vento e vá direto para o local onde estão as roupas. Seque bem o bebê, dando atenção especial as dobrinhas, cabelinho e, claro, limpe o umbigo SEMPRE com uma gases embebida em álcool, secando bem em seguida! Agora não esqueça a pomada para evitar assaduras e coloque a fralda imediatamente, seguido das roupas;

Dica: A posição do bebê na banheira é o fator central para tudo correr bem. Apoie a cabeça no braço que você mais usa (se for canhota, esquerdo. Caso seja destra, direito) e com a outra mão higienize-o. Shampoo não são indicados nos primeiros meses, exceto se o médico liberar. Nada de perfumes, a pele dos pequenos é totalmente sensível. Você vai ter muito tempo pra isso.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *