É hora de desfraldar (tirar as fraldas)

Toda as fases da criança é importante, mas um acontecimento que envolve a família é na hora de tirar as fraldas, é preciso paciência e dedicação de todos.

27/08/2012 11h46m. Atualizado em 13/11/2014 22h12m por:

 

hora de desfraldarAh os bebês. Tenho falado tanto sobre suas inúmeras fases que já me sinto íntima do tema! Os primeiros anos de vida do seu filho definitivamente, são um mundo de descobertas para ele e para você. Em meio a emoções únicas como a primeira mamada do bebê, a primeira palavrinha (que você torce pra ser “mamãe”) e os primeiros passos, uma nova etapa lhe deixa apreensiva e cheia de duvidas: É hora de tirar as fraldas do bebê? Ele já está pronto para ir ao banheiro sozinho?

Idade para tirar a fralda do bebê

A hora de tirar as fraldas do bebê é um acontecimento tão importante quanto a fala e o primeiros passos da criança, já que marca o início da independência do bebê, onde ele começa a ter suas primeiras ações sozinho. Não existe uma idade determinada para que a criança abandone as fraldas, mas, os médicos afirmam que a partir dos 18 meses de idade (1 ano e meio) ela já está fisiologicamente pronta para iniciar esse processo. Ou seja, os músculos e nervos do ânus e da uretra já são controlados pela criança, mas, além desse dominio do próprio organismo, a criança precisa ter o contorle psicomotor que acontece até os 3 anos de idade (varia de cada criança). Geralmente as meninas deixam as fraldas mais cedo que os meninos.

Como os pais podem ajudar no desfralde

Não se esqueça que os pais da criança tem papel essencial nesse período de transição tão importante da criança. Procure agir com paciência e o respeite o tempo dela, sem fazer pressões ou amedrontá-la. Isso só atrasa mais ainda e pode até mesmo causar um trauma maior ao pequenino.

Mesmo assim, é importante que vocês e/ou cuidadores dos pimpolhos mostrem à eles o papel essencial dos hábitos de higiene,além de explicar para que serve o banheiro e como se portar. Isso acaba fazendo a criança ficar curiosa e,claro, ter vontade de fazer a mesma coisa de quem os orienta.

Já acha que esta na hora de começar o desfralde? Então lembre-se de colocar o pimpolho em cima do assento sanitário somente com uma proteção, devido ao tamanho do buraco que é projetado para adultos. Ele pode ter medo. Compre um redutor de assento ou use o troninho ao invés do vaso sanitário.

Com paciência e um pouco de criatividade, seu filho logo vai dar tchauzinho para as fraldas e, acredite, você vai sentir saudade dessa fase ou não!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *