Quando fazer teste de gravidez?

Esta desconfiada que esta gravida por algum sintoma ou pelo atraso da menstruação, então que tal fazer o teste de gravidez.

04/06/2012 15h37m. Atualizado em 19/11/2014 14h33m por:

 

Quando Fazer Teste de GravidezQuando Fazer Teste de Gravidez? Começou com um beijo mais animado e quando vocês viram a coisa fugiu do controle e não deu tempo nem pra colocar a camisinha. Pior: você estava no seu período fértil e andou de mal com a pílula. É, gatinha, o risco de gravidez é bem grande, viu?

Seja no caso de mulheres que planejam a tempos ou pelas descuidadas como as da “historinha” acima, a única forma de detectar uma gravidez e acabar com a dúvida é fazendo o bom e velho teste de gravidez  que pode ser de farmácia (para as mais ansiosas) ou pela coleta de amostra de sangue em laboratório que, leva de 24 a 48hs para ficar pronto mas, esse último o risco de erros é quase nulo.

De qualquer forma você precisa escolher um deles já que além de ter a menstruação atrasada, sabe bem que não preveniram nas últimas vezes, mas, como fazer cada um dos testes de gravidez?

Teste de farmácia para gravidez

Esse teste é o queridinho das apressadinhas,sua função é medir a quantidade do hormônio HCG na urina (em casos de gravidez, está mais alto que o normal) e, embora seja confiável, tem mais chance de dar errado se for feito muito cedo ou de forma inadequada.

Os médicos sinalizam que o momento ideal para realizar o teste de gravidez é com uma semana de atraso na menstruação. Antigamente, era necessário testar na primeira urina do dia mas, hoje existem os modelos mais práticos que descartam essa regra.

São muitos os casos de “falso negativo” uma vez que, estando o embrião muito recente, o organismo não teve tempo de liberar hormônios suficientes para serem detectados no exame. Se sua dúvida persistir, repita após 1 semana.

Em alguns casos, a medição pode ser indefinida, aumentando ainda mais sua ansiedade. Isso também pode sinalizar uma gravidez inicial ou o mal uso do aparelho, por isso é necessário seguir todas as indicações do manual que acompanha o teste. Fez tudo certo e nada? Para a gravidez ser confirmada, deve ter o exame repetido no sangue para acabar com dúvida.

Teste sanguíneo para gravidez

Aqui a medição do HCg é feita no sangue, bem mais confiável e demorada também. Enquanto o teste de gravidez de farmácia fica pronto na hora e você realiza em casa, o de sangue leva até dois dias ou mais para ficar pronto, porém, com zero chances de erro.

Isso acontece pela sensibilidade maior do exame que detecta os hormônios até mesmo em valores mínimos (inferior a Ul/l enquanto os de urina só detectam de 20 Ul/l em diante). O resultado foi inferior a 5Ul/l? Então foi alarme falso mesmo. Deu 5 Ul/l certinho? Hum, é bom avaliar com o médico a possibilidade de repetir o exame após alguns dias.

Se a menstruação continua atrasada e já foi descartada a possibilidade de gravidez, o ideal é verificar junto ao seu médico o que pode estar acarretando o atraso no seu ciclo.

Na urina ou no sangue, os testes de gravidez costumam ser confiáveis e com resultados certeiros portanto, veja qual atenderá melhor as suas necessidades e, se der positivo, parabéns! E não se esqueça: pré natal já, futura mamãe!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *