Falando sobre sexo com os filhos

Fale sobre sexo com seus filhos a partir do momento que a curiosidade dele aparecer sobre o assunto e a resposta deve ser de acordo com a idade da criança.

23/09/2009 18h26m. Atualizado em 25/04/2013 23h58m por:

 

falando de sexo com filhosFalando sobre sexo com os filhos . Chega o momento dos pais falar sobre sexo com os filhos, é um dilema vivido por muitas famílias diariamente, principalmente quando eles não se dão conta que o tempo passou e que as crianças cresceram.

Alguns pais se esquivam na hora de falar sobre a sexualidade com seus filhos, ficam adiando o assunto mas o tempo é implacável não espera. Os filhos estão na maioria das vezes sedentos por informações e esclarecimentos, e se as informações sobre o assunto vier dos pais com certeza é melhor.

Conversar sobre sexo com os filhos

Jovens que tem aproximadamente 18 anos, sendo a maioria meninos e uma quantidade que vêm aumentando de garotas já tiveram pelo menos uma relação sexual. O que nos parecia distante, esta mais perto do que imaginamos.

Na realidade ainda existem constrangimento ao falar sobre sexo com os filhos. Somos seres com tabus, vindos de nossos antepassados, que também não tiveram muitas informações e, com isso passaram uma série de conceitos e preconceitos que deixam o sexo sem naturalidade.

Fica a cargo do pai e da mãe administrar as dificuldades sexuais, e passar a ser uma fonte de orientação e conduta, para seus filhos e assim eles serão conscientes de uma sexualidade espontânea e responsável.

Quanto mais os filhos receberem informações dos pais sobre sexualidade, vão ter um parâmetro melhor e irão desabrochar com mais tranquilidade e consciência, sem passar por grandes excitações e medos; essas informações em casa é o ideal.

O que ocorre é que muitas vezes os pais não conseguem conversar sobre sexo com seus filhos, eles por sua vez acabam buscando ajuda fora e nesse caso podem vir de forma inadequada.

Educação sexual nas escolas

Se os pais tem dificuldade em conversar com seus filhos sobre sexo, e sentirem que eles estão precisando de ajuda , procure levá-los a profissionais, que eles lhes ajudaram neste momento. A educação sexual nas escolas e a informação adequada disponível na comunidade, também exercem papel importante.

Se surgir oportunidade de falar sobre sexo com seu filho, não interrompa-o quando ele estiver colocando suas dúvidas e muito menos seus pensamentos, deixe que ele fale para depois colocar seu ponto de vista e conhecimento sobre o assunto. A informação e conscientização é tudo!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *