Obesidade infantil pode aumentar riscos de problemas de visão

A obesidade infantil pode evoluir para problemas de visão, devido ao aumento da pressão intracraniana.

07/08/2012 23h15m. Atualizado em 19/11/2014 22h01m por:

 

obesidade em criança pode levar problema visãoObesidade infantil pode aumentar riscos de problemas de visão: Crianças são lindas de qualquer jeito. Quem resiste aos sorrisos sinceros e aquele olhar marcante e cheio de vida? Sou apaixonada por crianças principalmente por sua originalidade e carisma. Com eles é assim: ou gosta e te enche de carinho ou não gosta e dificilmente arrancaremos um sorriso dela.

E quando esses pequeninos são bochechudos e cheios de gordurinhas? Que lindo! Amo! Parecem uns ursinhos, coisa fofa! Mas, em contrapartida, o que não é nada fofo é o perigo que a saúde dessas crianças obesas sofrem, como o cansaço em pequenas atividades cotidianas, o risco de sofrer bullyng nas escolas, além dos altos riscos de taxas elevadas de glicose e mal colesterol no sangue.

Obesidade pode gerar problemas de visão em criança

E não para por aí: médicos detectaram que o risco de aumento da pressão intracraniana (leva a cegueira) um aumento que chega em até 16 vezes mais em crianças obesas!

A pesquisa liderada pelo pesquisador da instituição americana Kaiser, analisou dados de 900 mil crianças entre 2 e 9 anos. O que foi observado é que 85% das crianças com hipertensão intra craniana idiopática (pressão no crânio sem motivo determinado) eram do sexo feminino e 73% delas estavam acima do peso.

O resultado foi publicado recentemente no americano “Journal of Pediatrics” a fim de alertar os pais sobre os riscos da obesidade infantil que pode acarretar problemas de visão, levando inclusive a cegueira.

Quando comparado aos riscos de uma criança com peso saudável, o risco de problemas de visão apresentou-se 16 vezes mais elevado nas que sofriam de obesidade grave, 8 vezes mais em crianças com obesidade moderada e 3,5 vezes mais em crianças com sobrepeso.

A hipertensão intracraniana idiopática apresenta os seguintes sintomas: náuseas, dores de cabeça, visão embaçada e movimento anormal dos olhos. Segundo o autor da pesquisa, essa é a maior evidência já obtida entre problemas visuais infantis e crianças.

Evitar obesidade infantil

Sabemos que a obesidade infantil pode e deve ser evitada com práticas simples como adoção de práticas saudáveis que envolvem alimentação balanceada e exercícios físicos regulares. Mesmo assim, as taxas que representam crianças acima do peso só estão subindo.

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a POF –Pesquisa de Orçamento Familiar, uma em cada três crianças com idade entre 5 a 9 anos de idade estão acima do peso considerado “normal” pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde. Ou seja, hora dos papais e mamães tomarem mais cuidado com o que seus filhos andam comendo por aí, afinal, já deu pra ver que fofura demais, apesar de linda em crianças, está bem longe de ser saudável, não é?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *