Nome da moda para bebês

O que considerar na hora de escolher o nome do seu bebê, é uma decisão difícil e definitiva.

02/08/2012 22h06m. Atualizado em 13/11/2014 21h49m por:

 

nome bebêsVocê está grávida e acaba de sair da sala de ultrassonografia saltitando de alegria, afinal, descobriu o sexo do bebê!A primeira coisa que faz é ir na primeira loja de bebês e comprar o tão sonhado vestidinho rosa da sua princesinha ou, a primeira camisetinha do time do papai para esse meninão. Mas, tem outra coisinha que precisa pensar: já escolheu o nome do seu bebê?

É comum que mulheres coloquem nomes de suas cantoras favoritas em sua filha, como forma de homenagem ou então, o papai escolher o nome do seu jogador de futebol preferido para o filhão. Nada contra você ser fã das músicas da Gal Costa, mas, convenhamos, em pleno século XXI sua filha ser chamada de Gal pelas coleguinhas da escola? Da mesma forma, o Odivã é um jogador famoso, mas, seu filho encarar piadinhas pelo resto da vida é cruel, não? Pensa bem viu?

Nome para bebês

Escolher o nome pelo qual seu filho será conhecido por toda vida é uma tarefa muito importante e de grande responsabilidade. Vamos ver se com esses exemplos e algumas dicas, voce não se decide até o fim desse artigo.

Carla Mariana, de 34 anos, escolher o nome de sua primeira filha depois de assistir a um capítulo da novela “O Clone”, da TV Globo. “Antes da novela, eu estava decidida a colocar o nome dela de Alice. Mas aí veio “O Clone” e, quando ouvi pela primeira vez o nome Jade, corri para saber o significado. Não tinha mais dúvidas. Ela se chamaria Jade”, conta.

Bianca Martins, mãe de Thayssa, de 9 anos, resolveu aceitar a sugestão do marido Dary, e, assim como a amiga Carla lá de cima, se encantou com uma personagem de uma novela global mas, de heroína ela não tinha nada; era uma vilã. “Em 2002, a vilã de Bárbara Borges em ‘Malhação’ se chamava Thaíssa. Ele gostou do nome, mas decidiu adicionar um ‘y’, por conta do ‘y’ de seu próprio nome. Entramos em um acordo e registramos”, explicou.

Para sua alegria, um site fez um levantamento tendo como base mais de 60 mil cadastros de bebês e, olha só que curioso (trágico, melhor dizendo!), a novela “Tititi” foi a maior responsável pela maioria dos nomes em algumas certidões de nascimento do ano de 2011.

Na lista dos meninos, estão nomes como Carlos Eduardo, Luiz Otávio, Renato e Thales. Compondo a lista das meninas, nomes como Cecília, Marcella e Stella são frequentes. Mas, os que lideram o ranking de nomes mais registrados na lista são Julia e Miguel, que ocupam o primeiro lugar. Em segundo estão Sophia e Davi.

Como vimos, não tem nada demais em colocar o nome da sua personagem favorita em sua filha mas, é preciso pensar no significado desse nome, além de escolher uma grafia mais simples, fácil de pronunciar quando a criança começar a ser alfabetizada por exemplo. Nada contra “Wellington”, mas, imagina na hora de aprender a escrever na pré-escola?

“Além de procurar saber o significado, o ideal é aquele com grafia fácil e sem consoantes repetidas, para que não haja dificuldade para a criança no momento da alfabetização. É importante uma sonoridade bonita e que seja fácil de pronunciar e lembrar, isto é, na dúvida, opte pelo mais simples”. Sugere a psicóloga Tássia Lima.

MENINOS                                                        MENINAS

nome de bebê

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *