Vacina Contra Catapora em 2013 (Tetra Viral)

A vacina tetra viral, que entrará no calendário infantil em 2013, é a tríplice viral juntamente com a vacina da catapora.

14/08/2012 16h22m. Atualizado em 19/11/2014 22h01m por:

 

vacina tetra viral contra catapora 2013As descobertas e avanços da medicina são incontestáveis e visíveis a todos. Mas, muita coisa ainda precisa ser feita na área da saúde. Embora os médicos e estudiosos tenham avançado muito em pesquisas e testes, ainda não temos a cura e a prevenção para AIDS, assim como para o câncer e doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer. O mesmo acontece com doenças crônicas e progressivas de sobrevida desanimadora como é o caso da fibrose pulmonar, cirrose, enfisema e muitas outras.

É importante lembrar que, para a saúde pública, cada cidadão que precise de atendimento e acompanhamento médico pelo SUS, isso custa dinheiro e, claro, ninguém “joga” pra perder? Então, antes de combater o que já existe, o negócio é previnir e assim, esvaziar os hospitais e claro, aliviar os custos com procedimentos e tratamentos médicos. É por isso que uma ótima novidade está a caminho para a crianças em especial.

Calendário Infantil de 2013

A partir do segundo semestre de 2013, a vacina contra catapora será incluída no caléndário de vacinação infantil. Ao invés da criança receber a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) em duas doses, ela será vacinada com uma única dose com a vacina tetra viral que incluirá a imunidade para catapora.

“Vamos introduzir a vacina contra catapora no SUS em agosto 2013(tetraviral), quando a gente faz a campanha multivacinal”, esclarece o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

Toda criança que completar 1(um) ano de idade nos primeiros 6 meses de 2013, será inserida no novo esquema de vacina da tríplice viral. Mas, vale lembrar que a mesma continuará sendo usada como reforço de adultos em surtos de sarampo, como sempre aconteceu.

Onze mil internações e 160 mortes. Esse é o índice fornecido pelo ministério da saúde acerca do número de infectados pela catapora, por ano,no Brasil.

Mas, esse número pode ser ainda dobrado, uma vez que apenas os casos graves da doença foram registrados, segundo informação dada por Renato Kfouri, presidente da Sbim (Associação Brasileira de Imunizações).

“A catapora é tida como uma doença benigna, que não causa complicação. Há uns anos, as pessoas gostavam que a criança pegasse cedo a doença. Mas não são tão raras assim as complicações e, às vezes, podemos ter até mortes.” alerta Renato.

A vacina contra catapora será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro, no instituto de Biomanguinhos, em parceria com o laboratório GSK. Segundo o ministério da saúde, os gastos anuais com a vacina serão de R$ 127,3 milhões.

É importante lembrar que atualmente a vacina só é oferecida de forma gratuita, em casos de surto ou situações específicas. Ou seja, temos aí um grande progresso na saúde pública brasileira que, atualmente passa por uma grave crise.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *