Pediatras mudam regras de introdução de alimentos para bebês

Enquanto a amamentação do bebê ainda deve ser prioridade, alguns alimentos podem ser introduzidos mais cedo, vejam as mudanças.

27/09/2012 22h08m. Atualizado em 13/11/2014 22h51m por:

 

pediatras mudam regras de alimentação infantilPediatras mudam regras de introdução de alimentos para bebê, sendo que quanto mais cedo introduzir alguns tipos de alimentos (ex: ovos e peixes), mais cedo pode-se observar alergias e a partir daí evitar.

Pizza, chocolate, bolo, macarronada…ah, como é bom comer! Mas, já pararam pra pensar que tudo isso foi introduzido no nosso paladar com o passar dos anos e levando muito em conta o meio em que vivemos e as pessoas que nos cercam? Na Itália, o povo ama massa. Nos EUA, o fast food dita as regras e a silhueta nada atraente.

Aqui no Brasil, a coisa têm caminhando para o mesmo lado com tantos apaixonados por Big Mac, pizza e “cia”. Mas, quando bebês, o leitinho sagrado nos deixavam satisfeitíssimos. Podíamos sempre viver disso! haha…seria bem mais econômico e saudável,não? Claro que não! Com o passar dos meses, um bebê precisa de outros alimentos, além do leite materno para suprir suas necessidades e aí que os pediatras começam a introdução de alimentos.

Se você já tem filhos maiores, sabe muito bem que a fase de introduzir novos alimentos no cardápio de seu bebê, é sempre cheia de novidades e também cautelosa, afinal, o organismo dele é totalmente delicado e o que pode ser “levinho” para nós, quase sempre é extremamente indigesto para eles.

Um exemplo disso,  era o ovo. Enquanto podemos comê-lo (claro, controladamente), na alimentação da criança, o pediatra sempre atrasa o máximo, manda dar primeiro a gema e só depois de 1 ano, a clara, para que fossem evitadas alergias. Com o peixe, sempre aconteceu o mesmo, ainda mais se houvessem histórico de alergia na família. Mas, parece que agora, algumas coisas mudaram, mamães.

A amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida, continua sendo essencial mas, o período de início da inserção de demais alimentos a partir daí, teve algumas mudanças.

Pediatra alteram introdução de alimentos ao bebê

“Atrasar a introdução de alimentos potencialmente alergênicos não só não previne o risco de alergias, como aumenta essa possibilidade”, afirma Roseli Sarni.

Entenderam? Nada de demorar tanto tempo com o ovo e o peixe. A partir dos 6 meses, pode inseri-los nas refeições do seu bebê. Mesmo assim, é bom ouvir a opinião do pediatra de seu filho antes de começar,ok?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *