Meninos demoram mais para falar devido testosterona

O atraso na fala dos meninos pode ser decorrente de excesso de testosterona, segundo pesquisas, mas ainda faltam estudos para confirmação.

10/09/2012 12h55m. Atualizado em 19/11/2014 22h02m por:

 

meninos falam mais tarde devido aumento testosteronaPesquisa indicam que o atraso na fala dos meninos pode ser excesso de testosterona. Depois que o bebê nasce, todas as atenções são voltadas para cada etapa de seu desenvolvimento. Tudo é motivo de festa em família, mas, os momentos mais esperados são, sem dúvida alguma, o primeiro passo e, claro, as primeiras palavras.

Você já deve ter ouvido falar que meninas falam mais cedo que meninos e, se pararmos para pensar, isso acontece muito mesmo. Mas, será que esse atraso na fala dos meninos têm um motivo? Vamos ver.

Meninos falam mais tarde

Um estudo realizado por pesquisadores da University of Western, na Austrália, resolveram medir a quantidade de testosterona no cordão umbilical de 767 recém-nascidos e analisar a partir daí, a capacidade de linguagem de cada um deles, nos primeiros 3 (três) anos de vida. Adivinhem só o resultado: os meninos possuem 10 (dez) vez mais níveis de testosterona que as meninas e, esses mesmos, apresentaram chances 3 (três) vezes maiores de apresentarem atraso na fala.

No caso das meninas, mesmo com altas taxas de testosterona, elas possuem risco quase nulo em apresentar retardo no desenvolvimento da fala. Mesmo assim, o autor da pesquisa, professor Andrew Whitehouse, informou que ainda faltam alguns estudos para que possam descobrir a relação do hormonônio com o atraso da fala dos meninos.

Na visão do neuropediatra Paulo Breinis (Hospital Infantil Sabará, SP) , essa pesquisa é de grande importância e sugere que um novo tratamento para crianças com atraso da fala.

“Posso começar a pedir exames hormonais para as crianças, já que essa avaliação não é de costume nesse caso. Vale ressaltar, no entanto, que o estudo não elimina todas as outras possibilidades a serem levadas em conta em cada caso, como problemas neurológicos ou psiquiátricos, lesões cerebrais, autismo e esquizofrenia, além de problemas de audição, claro”, alerta o especialista.

A neuropediatra do Hospital Samaritano (SP), Saada Ellovitch esclarece que a idade limite para aguardarmos a fala dos pequenos é até os 2 (dois) anos. É nessa idade que uma criança que possui o desenvolvimento neurológico esperado, começa a formar palavras isoladas, assim como pequenas frases de duas a três palavras.

Estimular a fala na criança

Enquanto o desenvolvimento neurológico de seu filho amadurece, você também pode ajudar, afinal, sem estímulo não existe criança alguma que pronuncie uma palavra sequer. Se seu filho apontar para a mamadeira ou chupeta, procure estimulá-lo a pronunciar o que quer, falando o nome e perguntado ao bebê para que repita. Finja que não entendeu para assim, estimular sua pronúncia. Pode não parecer mas, estímulos simples como esses, além de deixar a relação mais íntima entre pais e filhos, é crucial para ver seu pequeno soletrando suas primeiras palavrinhas.

Por último e não menos importante, não esqueça de levar a criança as consultas de rotina com o pediatra. É nelas que serão avaliadas pelo profissional, como anda o desenvolvimento de seu filho e se é (e quando é) hora de procurar ajuda profissional.

No mais, prepare os ouvidos porque quando seu bebê começar a falar, sai de baixo, hein!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *