Como agir em caso de sangramento em Criança

sangramento em criança

Como agir em caso de sangramento em Criança – Saber como agir em caso de acidentes infantis, principalmente quando existe perda de sangue. Crianças são ativas por natureza, correm aqui e ali o tempo todo e podem voltar para casa machucadas.

Infelizmente, acidentes que provocam cortes, pancadas e queda são comuns e mesmo tendo um adulto por perto é difícil de evitar. Sendo assim, é preciso saber, como agir de forma rápida, principalmente diante de um sangramento.

Primeiramente  mantenha  a calma. Adultos geralmente ficam nervosos diante de sangue e, assim, deixam a criança ainda mais assus­tada e nervosa. O papel do adulto é tranqüilizar a criança mostrando que tudo vai ficar bem.

Sangramento em criança – o que fazer

Primeiramente, é observar a quantidade de san­gue que está saindo do machucado. Se for algo além do normal ou o sangue estiver jorrando, é hora de correr para o pronto-socorro mais próximo com urgência. Ao perder muito sangue a criança fica sonolenta e a pressão cai. Em casos extremos, o quadro pode le­var até à morte.

Antes de sair de casa, pe­gue um pano limpo – pode ser uma fralda de tecido ou até um pano de prato – e mantenha compressão sobre o local do sangramento até chegar ao pronto-socorro. Nunca faça torni­quetes. Esse método aperta veias e artérias e acaba provocando lesão ar­terial, além de impedir a passagem do sangue.

Ainda existe sangramento que podem vir do dente e o nariz. O sangramento do nariz da criança pode acontecer por queda, batida forte ou irritação nasal. Já o dentinho pode sangrar por algum trauma (como uma queda) ou por al­gum brinquedo ou objeto que foi leva­do à boca. No caso de dente, a mãe ou a pessoa que estiver cuidando da criança, deve analisar o dentinho se esta amolecido,ou com algum corte ou machucado aparente, e procurar levar a criança no mesmo dia ao dentista.

criança no dentista

Acidente infantil

Como agir em caso de sangue, confira a seguir o passo-a-passo do que fazer em cada um dos casos, para controlar a situação:

Em cortes

1 – Observe a quantidade de sangue que sai do machucado.

2 – Se o local estiver jorrando sangue, comprima o machucado com um pano limpo e leve a criança ao pronto-socorro imediatamente.

3 – Caso o sangramento seja controlado, lave o local com água e sabão.

4 – Faça uma compressão forte no machucado usando um pano limpo por, aproximadamente, cinco minutos.

No nariz

1 – Coloque a criança sentada, com a cabeça em posição normal, olhando para a frente.

2 – Com o dedo, faça compressão na narina afetada por, aproximadamente, 10 minutos.

3 – Se o sangramento persistir, use um saquinho plástico ou uma fralda limpa colocando gelo e encostando na narina.

4 – Caso nada disso de jeito, levar a criança a um pronto atendimento ou otorrinolaringologista.

No dente

1 – primeiramente, observe a boca da criança, para verificar se existe algum machucado ou se o sangue vem de algum dente.

2 – Se for o dente que estiver sangrando, desde que não esteja mole, faça uma pressão com o dedo enrolado na ponta de um pano limpo ou gaze, com cuidado.

3 – Dar água gelada para criança bochechar, ajuda a estancar o sangue, não deixe que ela engula.

4 – Caso, o dente esteja amolecido é necessário levar a criança ao dentista.

5 – Se o motivo do sangramento for um corte profundo, leve a criança imediatamente ao pronto socorro, poderá precisar de pontos.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>