Alimentação pós parto

A alimentação pós parto inclui alimentos que podem ser benéficos e outros que podem fazer mal, tanto a você, como ao seu bebê.

06/11/2012 23h26m. Atualizado em 09/04/2013 18h36m por:

 

alimentação pós partoO período pós-parto depende dos cuidados especiais com a alimentação da mulher. Não são quaisquer alimentos que podem fazer parte de seu cardápio diário. A escolha deve ser criteriosa, tendo em vista a recuperação do parto, o período de lactação e as alterações orgânicas a que estiveram submetidas durante o período gestacional. Alguns conselhos são fundamentais para garantir que ela supere essa fase com saúde e forneça ao bebê os nutrientes necessários para o desenvolvimento adequado. Na escolha do cardápio, considere as seguintes questões:

Alimentação pós parto: Cuidados

– Durante as duas primeiras semanas, fuja de forma radical, dos alimentos que produzam gases intestinais. Isso é repassado ao bebê durante a amamentação, promovendo o surgimento de cólicas. Alimentos como laranja, alho e repolho devem ser evitados. A mastigação deve ser bem feita. O processo de salivação deve ser eficaz. Quando mais engolir e menos mastigar, maiores quantidades de gases serão produzidas.

– Alimentos integrais, tais como pães e bolachas favorecem os processos digestivos e dão a sensação de saciedade, além de serem fontes de vitamina B.

– Evite o consumo desenfreado de açúcar. Se for refinado então, não ouse utilizar, de forma alguma. A linhaça é muito importante nesse período, pois é o grão com maior teor de fibras que se conhece. Aveia, também, e uma boa alternativa.

– Água deve ser tomada sem restrição. Pode-se complementar essa necessidade, com a ingestão de sucos e sopas.

– Alimentos que contenham Ômega 3 e 6 são excelentes para a saúde da mãe e do filho. Esses nutrientes são fundamentais para a formação e integridade de todo o sistema nervoso do recém-nascido.

– Frutas e vegetais frescos podem ser usados por fornecerem grandes quantidades de vitaminas e minerais, necessários à recuperação da mamãe e ao enriquecimento da qualidade do leite materno.

Fuja também de alimentos, como embutidos e industrializados. Vale a pena investir numa boa alimentação o mais natural possível durante o período pós parto. Fará bem a você e ao seu bebê.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *