Segundo filho e ciúmes, como lidar

Com o nascimento do segundo filho, as vezes a família se depara com um pouco de ciúmes do primogênito, como agir nessa situação!

 
 

segundo filho

Chegada do Segundo Filho: Como lidar com ciúmes . A chegada do segundo filho, é uma satisfação para os pais, mas desperta no maiorzinho(primogênito), muitas vezes, sentimentos de rejeição, abandono ou raiva. Sendo assim, não é aconselhável deixar a criança ficar sozinha com o bebê, pois ela pode involuntariamente machucá-lo, e após ficar com sentimento de culpa por ter causado mal ao irmãozinho, acarretando assim dois problemas.

Filho mais velho

Não reclimine, o mais velho por sentir ciúmes com a chegada do irmãozinho, dê liberdade a ele para expressar seus sentimentos, ai fica mais fácil descobrir o que esta passando em sua cabecinha, para ajudá-lo a superar a crise.

Com a chegada do irmãozinho, a criança sofre uma série de restrições, como ¨não mexa no bebê¨, ¨cuidado que ele é pequenininho e não pode brincar com você”. Aquele que nasceu não é engraçado para o mais velho, e  ainda em sua cabecinha esta tirando o lugar dele com a mãe.

Um comportamento que a mãe, pode se deparar com a criança mais velha, é ela querer imitar o bebê, começar novamente a fazer xixi na cama, não querer comer mais sozinho, tudo para atrair a atenção, mas nessas horas é necessário muita calma, paciência e principalmente amor.

Se algum incidente acontecer com o pequeno, procure não acusar o maior, principalmente com frases como: você quer machucar ou matar seu irmão?. Ela quer as vezes que ele desapareça, voltando para barriga da mãe. É necessário que entendamos, o que se passa com a criança. A mãe pode chamar o filho para juntos, fazerem carinho no bebê ou passear com ele, como uma forma de dizer somos companheiros e eu não te deixe, também preciso de você.

irmãos amigos e companheiros

Amizade entre os irmãos

A criança maiorzinha, quer um amigo e companheiro e o recém-nascido não era o que ela esperava, exige atenção, cuidados, e ela não quer cuidar do bebê. Uma boa medida a fazer, é mostrar as vantagens de ser mais velho, você pode dizer que com ele, pode ir ao cinema, passear no parquinho, enquanto que com o bebê já não pode fazer. Mostrar que ele já sabe se cuidar sozinho, valorize a criança para que ela se sinta amada.

Uma dica, enquanto ainda esta grávida, é fazer com seu filho maiorzinho, ajude nos preparativos do bebê, na decoração do quarto, na compra da roupa e dos brinquedos. Deixar, que ele participe na escolha do nome do irmãozinho.

Conte a ele, como foi sua primeira frase, quando caiu seu primeiro dentinho, seus primeiros passos, vai criar nele emoção e uma expectativa de querer participar dos momentos do irmão. Manter a rotina até ao nascimento do bebê, para que seu filho não depare com grandes mudanças, fica tudo mais calmo e suave.

Ter um irmão é uma experiência muito boa, ensina a aprender a dividir e a conhecer sentimentos variados, mas para isso a criança tem que sentir que é protegida e amada pelos pais.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>