Gravidez: Semana a Semana

A gravidez geralmente são de 40 semanas, mas tem alguns médicos que aceitam esperar até 42 semanas, se estiver tudo bem com a mãe e o bebê.

21/03/2013 16h03m. Atualizado em 21/03/2013 16h05m por:

 

gravidez semana  a semanaEntenda um pouco da gravidez semana a semana, como é realizado a contagem. Quando você descobre que está grávida, ou você tem um surto de alegria, ou um surto de desespero. Não importa qual a sensação que você tenha, importa que, dali em diante você sabe que a cada semana a sua barriga vai aumentar de tamanho, e dentro de você uma nova vida vai se formar, e isso é a única coisa a qual você passa a dar atenção e se preocupar nas próximas 40 semanas de gestação.

Algumas Etapas da Gravidez

A primeira coisa a entender e saber é que, na gestação 4 semanas são 28 dias. A contagem é bem diferenciada da qual estamos acostumados, por isso a gestante nunca consegue saber a data exata da concepção. Mas vamos lá, vamos há algumas semanas para entender o desenvolvimento do bebê.

-Sexta semana. Depois de um mês, sua menstruação já vai estar atrasada. Então vai ser o momento que você começará a sentir alguns sintomas, e logo será tentada a ir a um médico fazer um exame de gravidez. Mas nesse período, já estará sentindo ânsia, vomitando com cheiros, alimento. Também poderá ter má digestão e salivação excessiva, a região em torno dos mamilos tende a escurecer, e quando tocadas estarão sensíveis e doloridas.Para reduzir o efeito das náuseas, basta comer pequenas porções o dia todo, principalmente de carboidratos.

-Vigésima semana. Nesse período sua barriga já estará um pouco maior, e você sentirá a necessidade de adaptar seu guarda roupa a esse fator. Nessa semana o bebê pesa aproximadamente 284 gramas e tem de 20 a 25 cm. A partir daí, você poderá sentir dificuldade de respirar e mais vontade de ir ao banheiro, urinar. Isso se dá porque o útero está crescendo, então fará maior pressão sobre os órgãos internos.

-32 semanas. Você já estará próxima de ganhar bebê, mas ainda não é o momento. Nessa semana você terá contrações, mas converse com seu médico para não ficar a todo o momento pensando que está na hora de ter seu bebê. As visitas ao consultório terá um espaço menor de 2 em 2 semanas e no último mês passa a ser semanal. Alimente-se bem, e para manter o peso que será de 1300 gramas a 2250, seu bebê precisa cada vez mais de vitaminas e sais minerais.

40 semanas. Esteja preparada nesse último mês de gravidez enxoval do bebê lavado, passado e guardado, mala pronta para maternidade sua e a do bebê. Se for mamãe de “primeira viagem” procure saber com seu médico quais os sintomas de parto nos quais deverá estar alerta, vale a pena também nessa semana pedir indicação de um pediatra e já marcar uma consulta para conversar sobre a criança. o resto é só esperar para ter seu filho em seus braços.

Vale a pena também nessa semana pedir indicação de um pediatra e já marcar uma consulta para conversar sobre a criança.

Desenvolvimento do bebê na gravidez

gravidez

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *