Como saber se seu filho esta com depressão

Depressão é coisa séria, e quando ocorre em crianças é necessário estar atento para perceber e imediatamente entrar com tratamento.

02/01/2013 13h39m. Atualizado em 19/11/2014 22h04m por:

 

criança com depressãoComo saber se seu filho tem depressão. Muitas vezes, a única coisa que passa pela cabeça de um adulto é que uma criança ou um adolescente não tem problemas ou preocupação, por isso não aderem à idéia de que o próprio filho possa estar com uma doença chamada depressão.

A depressão não tem idade para acontecer, e ela pode ser gerada por uma simples má alimentação ou rotina de sono, até por bulling na escola, em casos mais sérios. Outra coisa que para os pais pode ser ótimo é encher o filho de atividades e afazeres, pensando que ocupando a mente deles com bastante atividades este tipo de doença não acontecerá, mas é ai que se enganam. Essa atitude pode ser a principal fonte de depressão que seu filho adquira, veja os efeitos disso em seu filho e descubra se ele pode ou não estar passando por esse problema:

Sinais de depressão nos filhos

Sente cansaço, irritação e fica mais mal humorado do que de costume. Esse é um dos sintomas, alguns adolescentes ou crianças perdem atá mesmo a alegria de viver e o prazer que tinham em atividades anteriores.

Sono demais ou de menos. Outra característica é a alteração do sono, que pode alem de tudo ser mais um agravante. Dormir demais ou de menos faz mal para qualquer pessoa, não é saudável. Por isso, procure manter a atenção nesse aspecto também.

Pensamento suicida. De repente seu filho começa a falar só em morte, esse já é um grau ainda mais preocupante. É importante avaliar o que levou ele a ficar desse jeito.

Sentimento de culpa. Às vezes não é nem ele que está realizando determinada tarefa ou se empenhando em certo projeto, mas se não der certo, ele toma toda a culpa para ele.

Falta de concentração. As notas caem, a disposição diminui, tudo isso porque ele passa a encontrar dificuldade em se concentrar em qualquer coisa.

Oscilação de peso. Com depressão seu filho pode comer demais e engordar, ou não conseguir comer nada e perder peso. Esse é mais um sintoma sério da depressão.

Se você tem um filho que apresenta todas essas características ou algumas delas, saiba que a melhor forma de ajudar não é ignorar o problema taxando-o como frescura, como muitos fazem. Mas o ideal é procurar um médico especializado e pedir ajuda, antes que o caso se agrave. Depressão em criança precisa de acompanhamento médico.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *