Refluxo no Recém-Nascido

23/01/2013 21h34m. Atualizado em 19/11/2014 22h04m por:

 

refluxo no bebêCuidados com o refluxo do recém-nascido. Para nossos bebês, o ato de se alimentar é bem mais importante que saciar o paladar; tem a ver com seu desenvolvimento para toda vida. É por isso que o leite materno é um alimento indispensável para os bebês até 6 meses de vida. Mas, para que absorção de todos os nutrientes seja adequado, é preciso que a digestão de nossos pimpolhos seja correta, assim como acontece com nós, adultos. Mas, nem sempre isso acontece e aí surgem os incômodos como azia, má digestão e o famoso refluxo gastroesofágico.

Exceto os dois primeiros, o refluxo em bebês são muito comum. O refluxo pode causar queimação na garganta do bebê e se manifesta por meio de regurgitações e vômitos logo após as refeições da criança (o alimento volta) e deixa as mamães desesperadas!

Refluxo no recém-nascido

Mamães, relaxem. O refluxo no recém nascido não é tão incomum e tem motivos para acontecer. Na maioria das vezes acontece devido a imaturidade do esfíncter esofagiano do bebê, sendo chamado pelos médicos de refluxo fisiológico, ou seja; refere-se ao desenvolvimento do recém nascido e em 80% dos casos, desaparece por volta dos 6 meses do seu pimpolho.

Caso o seu bebê já tenha passado dos 6 meses e continue apresentando episódios exagerados e constantes de refluxo, mesmo quando a inserção de alimentos sólidos esteja sendo feito de acordo com as orientações do pediatra e a postura do bebê, corrigida (deixar o bebê numa posição mais retinha ajuda a evitar as crises de refluxo), aí o problema é considerado uma doença e precisa de tratamento médico.

Procure ficar atento ao seu bebê, já que episódios de refluxo podem causar aspiração do líquido expulso, atingindo os pulmões do bebê, além de sufocar a criança e causar apnéia. O ideal é mantê-lo sempre em posição reta e evitar deixar qualquer coisa que atrapalhe sua respiração. Por conta do incômodo do refluxo, seu recém nascido pode ter dificuldade para dormir, ficar mais irritado, ter crises de choro. Por isso paciência, mamãe e cuidados redobrados.

Combater o Refluxo no recém nascido

– O bebê precisa arrotar após a mamada. Além disso, procure deixá-lo de pé no seu colo por pelo menos meia hora antes de deita-la novamente.

– Divida a quantidade dos alimentos. O ideal é dar mais vezes por dia e em menos quantidade;

– Durante a amamentação, a mãe deve evitar a ingestão de alimentos fritos, frutas e sucos cítricos, café, refrigerantes, gorduras e iogurtes.

– Deixe a cabeceira do berço um pouco elevada para ajudar e coloque o bebê de lado, por cima do bracinho.

– Quando ainda é recém-nascido e não se vira tanto sozinho, pode deixá-lo dormir no bebê conforto pela posição ser mais elevada que o colchão do berçinho.

Não se esqueçam de, acima de tudo, ficar de olho vivo mesmo quando seu bebê estiver dormindo. Verifique a posição em que ele está, se está respirando corretamente e sem nenhum chiado. Zelo é a melhor precaução.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *