Teste de Apgar: Verifica a Saúde do Recém Nascido

Teste de Apgar serve para prevenir a saúde futura do bebê. É um procedimento realizado na criança, logo após o parto.

05/02/2013 16h32m. Atualizado em 19/11/2014 22h04m por:

 

teste de apgarTeste de Apgar realizado após o nascimento da criança, faz uma avaliação quanto a saúde do recém-nascido. A natureza é perfeita! Certo dia parei para assistir um desses vídeos que mostram toda a formação de um bebê; desde sua concepção no útero até o fim de seu desenvolvimento. É mágico, perfeito, incrível!! O que no início é apenas um espermatozóide “vencedor”, em poucos dias começa a se tornar o centro da vida de toda gestante e, em 9 meses, vira um bebê lindo e cheio de saúde, trazendo alegria para toda família.

Durante a pesquisa sobre o assunto, percebi que o bebê que acaba de nascer está longe de “descansar” dessa jornada de desenvolvimento no útero da mamãe. Aliás, sua batalha começa aí. Se antes ele era protegido e recebia tudo que precisava através do útero, agora precisa contar com ele próprio para ter aquilo que necessita (respiração, movimentos…). E é aí que surge a importância de um teste que eu até o momento de escrever este artigo, não conhecia; é o Teste de Apgar.

O que é Teste de Apgar

Teste de Apgar verifica, nos primeiros segundos e após os 5(cinco) minutos seguintes, verifica como está os sinais vitais do bebê; uma função essencial. Parece algo simples mas, é de extrema importância. São verificados: respiração, tônus muscular, frequência cardíaca, reflexos e até mesmo a cor de pele do bebê.

O Teste de Apgar usa uma pontuação que vai de 1 a 10 para medir os sinais citados acima. Dependendo de como está a pontuaçãpo no momento da medição, o médico pode indicar uma incubação do bebê (pontuação abaixo de 1), por exemplo. A regra para entender a pontuação é simples: 10 significa um bebê totalmente saudável e < de 5 sugere que o bebê precisa de cuidados médicos urgente.

Ainda não entenderam a importância do teste de Apgar? É através dele que o médico pode detectar se o bebê precisa de algum atendimento específico urgente ou mesmo, se está tudo ok para tranquilizar a família. Ah, o teste é feito ainda na sala de parto.

o que é visto no teste apgar

Se seu bebê tiver uma pontuação que vá de de 8 a 10, fique tranquila. Ele está em bom estado de saúde. Por mais que você deseje a pontuação máxima (10), saiba que isso é muito raro já que praticamente todos os recém-nascidos perdem pontos por nascerem com mãos e pés azuladinhos de frio (coitadinhos, gente!) e indica que o recém-nascido se encontra em boas condições. Uma pontuação de 10 é muito incomum e quase todos os recém-nascidos perdem um ponto por pés e mãos azulados.

Vamos comemorar os avanços da medicina no pré e pós parto. Bebês saudáveis é o que queremos sempre!

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *