Teste do pezinho no Recém-Nascido: Fibrose Cística e outros

Algumas doenças podem ser diagnosticadas através do teste do pezinho, uma delas é a Fibrose Cística, doença do beijo salgado.

 
 

teste do pezinho 1Teste do pezinho, é um exame de laboratório chamado triagem neonatal,  as pessoas o conhecem como teste do pezinho, devido o sangue ser colhido do calcanhar do bebê. Ele diagnostica precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas,  que podem alterar o sistema neuropsicomotor da criança.

Algumas maternidades,  realizam esse o teste do pezinho após 48 horas do nascimento da criança, existe esse prazo para que não haja interferência do metabolismo da mãe. Caso a maternidade não realize o exame, que hoje é lei (exija seus direitos) existem laboratórios que também o fazem.

Doenças detectadas pelo teste do pezinho

O teste do pezinho, não pode ultrapassar o sétimo dia do recém-nascido. Ele é primordial para detecção de doenças como a fenilcetenúria, que se tratada a tempo possibilita cura, a criança terá um desenvolvimento normal, sem problemas neurológicos causados pela doença.

Outra doença, que pode ser detectada com o teste do pezinho é hipotireoidismo congênito, que se não tratado a tempo, compromete seriamente o desenvolvimento mental. O tratamento consiste, em reposição hormonal, devido ao organismo da criança não ser capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios tireoídianos.

teste do pezinho

Teste do pezinho é um direito de todo recém-nascido, deve ser realizado até 3 dias após seu nascimento.

Anemia falciforme é hereditária, transmitida dos pais para os filhos, havendo uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, eles ficam com aparência de foice.Quando a anemia falciforme, é diagnosticada precocemente a criança tem a possibilidade de acompanhamento médico, e ter um desenvolvimento normal, sendo que o tratamento é para vida toda.

Fibrose Cística é uma doença genética, que é transmitida do pai e da mãe (de ambos) para o filho. O teste do pezinho possibilita seu diagnóstico, é uma doença crônica que acomete os pulmões e pâncreas, influi na produção e funcionamento das glândulas exócrinas que produzem (muco, suor ou enzimas pâncreaticas) esses ficam difíceis de serem eliminados por se tornarem mais espessos.

A Fibrose Cística, na europa é a doença congênita mais comum , atingindo aproximadamente um em cada 2 500 bebês. É um caso simples: a célula não consegue bombear sal direito para fora e para dentro. E as conseqüências são: o muco entopem os pulmões e a fabricação de enzimas digestivas não são realizadas de forma adequada. (por isso a necessidade de fisioterapia e suplementação de enzimas.

Diagnóstico Fibrose Cística

Além, do teste do pezinho existe o teste do suor, que se for superior a 60 milimoles por litro, juntamente com a situação clinica da criança, leva ao diagnóstico da Fibrose Cística.  O suor da criança é mais salgado, na parte intestinal, as fezes são fétidas e apresentam gordura, a pessoa não ganha peso.

O aparelho respiratório é a área mais delicada na Fibrose Cística, o muco produzido pelo pulmão por ser mais espesso e ficam retidos nas vias áreas, possibilitando invasão de germes indesejáveis.

Tratamento da Fibrose Cística

– Ter os médicamentos apropriados à criança, todos com orientação médica
– Boa alimentação, com dieta rica em calorias.
– Suplementação de vitamina A,D,E,K
– Introdução de enzima pancreática desde que seja necessário.
– Em relação ao pulmão, fisioterapia respiratória para facilitar a limpeza dos pulmões e antibióticos caso haja alguma infecção. Sabendo que a pneumonia que acomete quem tem fibrose cística tem que ter um tratamento mais abrangente.

Mas o importante, em qualquer doença é ser diagnosticada a tempo, e tratada com acompanhamento médico, possibilita qualquer pessoa à  levar uma vida plena e feliz.

No caso de alguma doença adquirida ou genética, fiquem atentos para o lado psicológico de todos os envolvidos, se não for cuidado e equilibrado, pode fazer com que todos sofram. Falo isso, de experiência própria. Ainda digo mais, o tratamento, seja qual for, deve ser exercido com muito amor, carinho e dedicação, seu filho tem tudo para ser feliz.

Deixe seu comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>