Grávida pode pintar cabelo ou deve evitar?

A grávida deve evitar pintar os cabelos durante a gravidez, mesmo que alguns especialista confirme que não há contra-indicação

21/02/2013 22h48m. Atualizado em 20/08/2014 16h23m por:

 

grávida pode pintar os cabelosGrávida tem dúvidas quanto a pintar os cabelos ou não. Desde que conheceram as tinturas de cabelo as mulheres não conseguem, ou dificilmente deixam os fios sem uma tinta. Mas o fato é que, quando há um bebê envolvido, quando se descobre uma gestação, há controvérsias sobre o uso de alguns produtos cosméticos como a tintura, por exemplo. Alguns especialistas dizem que é perigoso para a formação do feto e não deixam de jeito nenhum, outros dizem que a partir do terceiro mês pode voltar a usar os produtos de tintura de cabelo normalmente e ainda outros dizem que tudo bem em qualquer fase da gestação.

Evite pintar os cabelos durante a gravidez

Como a saúde da mãe é variável de mulher para mulher, somente o ginecologista obstetra que acompanha a grávida é quem pode fazer um diagnóstico preciso do que você pode ou não fazer ou mesmo usar na gestação. Embora não haja provas concretas de contra-indicação, os médicos aconselham as futuras mamães a fazerem uso de produtos naturais, sem tantos processos químicos e metais pesados que compõe a tintura. Uma boa opção para quem quer manter a cor dos fios sem por o bebê em risco de má formação é a tintura Henna, que é um produto importado, mais caro do que as tintas nacionais, mas de ótima qualidade e cobertura, dá muito bem para manter os cabelos lindos durante a gestação com o uso do produto.

“Na aplicação de outro produto, evite o contato com a raiz do cabelo, protegendo o couro cabeludo”, alerta. Cláudia Garcia Magalhães, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp) recomenda ainda que a gestante não prepare nem aplique a tintura em si mesma.

Mas caso o médico diga que o melhor a fazer é abrir mão de qualquer uso de produto químico nos cabelos da gestante, lembre-se de seguir a orientação dele, afinal, mais vale um bebê saudável do que seu cabelo em dia por 9 meses, ou menos, dependendo de quais produtos você use e de como é a sua gestação. Com certeza, se você tiver cuidados, seu bebê nascerá saudável e você poderá ficar uma mamãe maravilhosa após o nascimento dele, portanto, podemos dizer que vale a pena esperar a gestação e manter os fios com produtos naturais em vez de quimícos.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *