Trocar o leite Integral pelo leite desnatado para crianças acima de 2 anos

Qual leite deve ser o substituo do leite materno?

15/04/2013 21h22m. Atualizado em 31/10/2014 17h16m por:

 

ScreenShot002

Trocar o leite Integral pelo leite desnatado, para crianças acima de 2 anos, um critério que deve ser avaliado. O leite materno é essencial para a criança, quanto mais tempo se estender a amamentação materna à criança, mais forte e saudável ela será. Mas chega uma fase em que, a criança precisa de mais,  isso ocorre do primeiro ao segundo ano de idade, e é onde o leite integral pode ser incluído em sua alimentação, juntamente com outros alimentos, conforme orientação do pediatra, para que o desenvolvimento da criança seja saudável.

Na realidade essa introdução de alimentos que não seja o leite materno ocorre na rotina alimentar do bebê,  a partir do sexto mês, mas voltemos a questão do leite.

Substituir leite materno pelo leite semi-desnatado

Após a “substituição” do leite materno pelo integral, muitas crianças ganham um peso extra, as vezes podendo ser considerado muito maior do que seria o ideal. Por essa razão, pode-se dizer que o consumo de leite integral é benéfico entre 1 e 2 anos, depois disso, a mãe pode sim, juntamente e sob orientação médica, estar substituindo o leite integral pelo leite desnatado ou semi-desnatado.

Mas por que até os dois anos? Porque antes dos dois anos, o leite integral possuí gorduras que ajudam no desenvolvimento do cérebro, contribui com o crescimento e com a absorção de algumas vitaminas importantes como é o caso das vitaminas A e D. O leite desnatado é rico em proteínas e minerais, e isso é muito para crianças abaixo de 2 anos.

Com 2(dois) anos completos, a taxa de gordura do leite integral, em alguns casos, torna-se desnecessária, e o que passa a ser mais importante, é a taxa de cálcio que sua criança precisa, e curiosamente, ela é encontrada em maior quantidade no leite desnatado. Mas existem controvérsias em relação a dar leite desnatado para crianças, segundo Mauro Fisberg e Flávia De Conti, da Nutrociência Assessoria em Nutrologia,dizem:

“O leite desnatado é contra-indicado para a criança, pois além de possuir densidade energética muito baixa, pode causar deficiências severas de gorduras essenciais e determinadas vitaminas.”

E lembre-se que, segundo estudos, uma criança de 24 meses ou 2 anos de idade precisa consumir o equivalente a 500 mg de cálcio por dia, o que equivale a quatro fatias de queijo branco ou duas xícaras de leite integral, portanto, você pode sim substituir. Mas não se esqueça de consultar o pediatra antes de fazer isso.

Tipos de leite de acordo com a idade

tipos de leite segundo idade da criança

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *