Cólicas do bebê, o que fazer?

admin November 25, 2009 0

cólicas do bebê

Cólicas do bebê, o que fazer? – Se seu filho chora desesperadamente, mamou a pouco tempo, esta limpo, ele pode estar com cólicas, algo normal e esperado. Isso pode ocorrer desde o nascimento até os três meses de idade, praticamente sempre no mesmo horário, costuma não ultrapassar os seis meses de vida da criança. Quando ele começar a chorar, encolher as perninhas, fazer caretas, inquieto, pode ser ela.

Causas da Cólica do bebê

As cólicas do bebê, ocorrem devido ao sistema digestivo estar imaturo, nesse período as paredes intestinais se contraiem e relaxam sem controle, resultando em gases e posteriormente à cólicas. Outro fator, é que agora ele recebe alimentos e acontece a digestão, com ela existe o movimento intestinal, e ainda todos estão em amadurecimento.

O bebê esta preparado para receber o leite materno, quando é introduzido outros tipos de alimentos, pode ocorrer fermentação, que ocasiona ainda mais cólicas. O ambiente tenso e agitado piora as cólicas, o bebê percebe, ficando ansioso e agitado.

Nas mamadas o bebê poderá engolir ar quando se alimenta, isso aumenta as cólicas. Procure colocar o bebê inclinado para mamar e faça-o arrotar após a mesma. Outra coisa que ajuda a aliviar a cólica do bebê , é compressa na barriguinha com fralda aquecida, movimento tipo pedalar com suas perninhas em direção a barriguinha e movimentos suaves com as suas mãos aquecidas no abdomem da criança para prevenir ou na hora de crise.

Falam que, a alimentação da mãe influi nas dores de barriga do bebê, principalmente, quando ele ainda estiver amamentando, sendo assim, procure observar o que come e as incidências de cólicas da criança, evite comê-los até os três meses de vida de seu bebê. Geralmente os alimentos que causam cólicas são: pepino, pimentão, leite de vaca, laranja, morango, feijão, queijo, requeijão, chocolate, cafeína, melão, e sucos cítricos e alimentos condimentados.

pai segurando bebê com cólica

A colaboração do papai na hora da cólica pode ser importante, eles possuem temperatura mais elevada que a mulher, coloque o bebê na barriga ou antebraço ou mesmo peça para ele fazer massagem de leve, pode ajudar. Importante, não de nenhuma medicação para o bebê sem orientação médica e procure sempre nas mamadas ou momentos de crise manter a calma.

Relacionados »

Comentar »

Comente via Facebook!