Causas e sintomas da depressão pós parto

A depressão pós parto pode surgir de repente, necessita de apoio familiar e psicológico.

25/11/2009 14h04m. Atualizado em 05/06/2014 22h54m por:

 

Depressão pós parto

O que é Depressão pós parto? Conheça suas causas e sintomas. A depressão pós parto é um fato que hoje esta comprovado, algumas mulheres após darem à luz são acometidas por depressão, que se assemelha com a depressão normal. Ela se manifesta com tristeza, desinteresse pelo bebê, crises de choro, irritabilidade, ansiedade, baixa auto-estima, a mulher fica com grande desconforto.

Perceber depressão pós parto

Não há como prever ou perceber o distúrbio antes que ocorra. Algumas vezes são de intensidade leve, mas devem ser assistida por um médico, pois pode estar ligada a alterações hormonais e emocionais da mulher que acabou de ter seu filho.

Alguns agravantes, podem desencadear o processo de depressão: mulher rejeitada pelo pai do bebê, gravidez indesejada, complicações que ocorreram durante a gestação, incluindo alterações  hormonais (progesterona e estrogênio) contribuem  para o surgimento do quadro.

Sintomas da depressão pós parto

Na depressão pós parto, a mulher poderá tanto rejeitar o bebê, como ao contrário apegar em demasia a ele, mas na maioria ocorre o afastamento da mãe da criança (rejeição).  A mulher que desencadear algum desses sintomas, além de precisar a ajuda de um profissional na área médica, também deve contar com a ajuda de seus famliares, isso para sua segurança como também a do bebê.

O  importante é que tudo isso passa, com o decorrer do tempo, com ajuda do companheiro e família, ocorre o restabelecimento da mulher, principalmente, quando ela  retorna as suas atividades diárias. Mas caso a depressão não passe,  ao invés disso venha se agravar, é necessário procurar ajuda de um profissional (psicológo ou psiquiatra).

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *