Dicas para crianças comerem frutas verduras e legumes

A alimentação infantil é essencial para o desenvolvimento da crianças, isso inclui frutas, verduras e legumes, mas como fazer com que elas comam esses alimentos, vejamos abaixo.

24/06/2013 15h34m. Atualizado em 24/06/2013 15h41m por:

 

dicas+crianças+comerem+frutas+verduras+legumesComo estimular os filhos a gostar de verduras, legumes e frutas. A alimentação é um item essencial para se ter uma saúde em perfeitas condições. Desde que nascemos, os alimentos são introduzidos em nossa vida de forma fundamental, não podemos deixar de comer. Só que, aquilo que comemos tem muita influencia em  nossa saúde, e muitos dos problemas que acabam surgindo na adolescência ou na vida adulta se devem a alimentação errada e inadequada que tivemos na infância. Ou seja, é fundamental educar nossos filhos, em termos de alimentação saudável. Mas é claro que não é fácil fazer isso, principalmente hoje, onde vivemos em um mundo industrializado, que só falta fazer as frutas e os legumes nascerem em latas. O fato é que, incentivar a criança a comer frutas, verduras e legumes frescos não é uma tarefa simples, mas vale a pena. Como você pode fazer isso? Com persistência e um pouco de criatividade.

Alimentação na infância

Persistência, porque a criança vai rejeitar mesmo, você tem de estar preparada para os “nãos”, caras feias e choros, muitos choros. Mas é ai que entra a sua criatividade! Criança gosta de cores, tudo o que é colorido chama a atenção e é encarado como legal e interessante. Então que tal aproveitar esse gosto do seu filho e investir em pratos coloridos e preparar o mesmo alimento, no caso em questão frutas, verduras e legumes de diversas formas e receitas.

dicas+crianças+comerem+frutas+verduras2

O papel dos pais é em primeiro lugar controlar aquilo que entra em casa, e na alimentação, não é diferente. Não adianta querer que seu filho coma alface, se vocês pais não comem. Crianças acreditam em seus pais, e se vocês disserem a eles que alface é gostoso, mas não comerem, não vão acreditar. Isso porque aquilo que se fala nem sempre é verdade, mas aquilo que se vê, sim.

dicas+crianças+comerem+frutas+verduras1

Se estiver muito difícil a tarefa de fazer seu filho comer, uma vez ou outra conte historias tudo envolvendo alimentação, tudo isso estimulará seu filho a comer tudo o que você colocar no prato. É claro que, após experimentar alguns alimentos, de um ou outro, ele não vai gostar mesmo, mas ai é gosto pessoal que ele esta desenvolvendo, e os alimentos que ele não gostar podem ser substituídos por outros também saudáveis. Use sua criatividade principalmente alternando a maneira de preparar o mesmo alimento ( um exemplo: existem diversas receitas de preparar berinjela, uma delas ele com certeza, vai aprovar) e seja persistente com seu filho, pois o organismo dele necessita desses alimentos para se desenvolver e ter muita saúde.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *