Pintar os cabelos na gravidez

No período de gestação alguns cuidados devem ser adotados, principalmente nos cuidados com os cabelos, certos produtos podem conter substâncias prejudiciais a mulher e feto.

04/11/2013 14h20m. Atualizado em 04/11/2013 15h16m por:

 

gravidez e pintar os cabelosPintar os cabelos na gravidez, pode ser prejudicial? Pelo fato de estar grávida, temendo prejudicar seu organismo e de seu bebê, algumas mulheres desprezam todo e qualquer cuidado com a sua aparência. Apesar do receio ser justificado em partes, os extremismos também não são saudáveis, levando algumas gestantes a abandonarem completamente o zelo pela boa aparência durante todo o período da gestação.

Nessa fase, onde a boa aparência é fundamental para o bem estar e auto estima da gestante, os cuidados com cabelos, peles e unhas devem ser mantidos para dar a impressão de saúde e higiene a futura mamãe.

Quais cosméticos que a gestante deve evitar usar

No entanto, deve-se ter atenção redobrada com certos produtos de beleza, em especial aqueles que contêm substâncias nocivas, tais como o chumbo, mercúrio, formol e outros que possam causar danos irreversíveis.

Com relação aos cuidados com os cabelos, recomenda-se mantê-los sempre bem lavados e hidratados. Use e abuse dos xampus que NÃO possuam ingredientes tais como selênio e cromo. O uso de xampus anticaspas também deve ser feito com muito critério, em especial aqueles que contenham cetoconazol, pois ainda não se sabe seus efeitos sobre o leite materno.

Com relação ao uso dos xampus tonalizantes, bastante utilizado pelas gestantes em substituição às tinturas de cabelo, alguns médicos não consideram prejudiciais desde que não haja abusos, ou seja, uma ou duas vezes no decorrer de toda a gravidez.

Pintar ou não os cabelos durante a gravidez

Outras grávidas, em uma atitude totalmente inconsequente usam e abusam das tinturas durante toda a gravidez, não se importando com as consequências de tais atos.

O primeiro trimestre da gestação é o mais crítico, onde há maior formação de tecidos e órgãos. Por isso, recomenda-se total abstinência de tinturas de cabelo durante essa fase, pois não se sabe as consequências dessas atitudes para o bem estar do bebê. Caso decida pintar os cabelos na gravidez, deixe para o quarto mês em diante. Não corra riscos desnecessários.

Estudos atuais ainda não quantificaram as consequências do uso de tinturas em gestantes e não há evidências de possíveis danos ao bebê, decorrente de seu uso indiscriminado. O que se sabe é que um índice relativamente baixo dos componentes é absorvido pela corrente sanguínea, sem qualificar seus efeitos.

Como o seguro morreu de velho, não exponha sua gestação ao risco, agindo de forma irresponsável. Cuide sim de sua aparência, sinta-se bela e saudável, mas com responsabilidade e respeito à saúde e integridade de seu bebê.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *