Sono saudável durante a gravidez

É numa boa noite de sono que nos revigoramos para o dia seguinte, sendo assim, destacamos algumas dicas para mulheres grávidas com dificuldade para dormir.

22/10/2013 23h46m. Atualizado em 23/10/2013 13h28m por:

 

sono e a gravidezA gravidez traz consigo uma série de alterações orgânicas na mulher, tal como náuseas, roncos, dores articulares, síndrome das pernas inquietas, dentre outras.Associado a isso, hábitos inadequados para dormir, adquiridos durante toda a vida, podem fazer com que a situação da gestante fique ainda mais crítica quando o assunto é uma bela noite de sono.

Não é incomum vermos uma grávida com dificuldades para dormir em decorrência desses fatores, que podem fadigá-las e torná-las irritadas e desanimadas, principalmente nos últimos meses de gravidez. No entanto, algumas regras de ouro podem minimizar os quadros de insônia durante a gravidez, fazendo com que a futura mamãe desfrute de bons momentos em companhia de seu travesseiro, das quais podemos citar:

Regras para grávida ter boa noite de sono

Livre-se do cigarro e do álcool: além de serem poderosos venenos para a saúde da mamãe e do bebê, essa dupla reduz a capacidade de relaxamento da gestante, comprometendo a qualidade do seu sono.
Deixe seu quarto bonito, aconchegante e confortável: a aparência do quarto, incluindo mobílias, objetos e utensílios, deve ser a mais discreta possível, para não provocar cansaço visual ou desviar a atenção. Uma boa ventilação é imprescindível para a gestante se sentir confortável, o que facilita o relaxamento. Dentro do possível, reduza todas as possíveis fontes de ruído. Deixe o quarto o mais escuro possível para que o sono venha mais rápido. Cortinas de cores escuras dificultam a entrada de luminosidade.
Exercite-se regularmente: a adoção de exercícios físicos durante a gravidez, além de tonificar os músculos, fortalecer as articulações e proteger órgãos internos, também melhora a qualidade do sono da gestante. Aquelas que já adotam os exercícios antes da gravidez sofrem menos com os problemas da insônia.
Tome um bom banho quente antes de deitar: sempre que for dormir, acostume-se a tomar um belo banho antes, pois ajuda a relaxar e aliviar o stress.

Essas regras são excelentes para as gestantes conseguirem se livrar da insônia e aproveitarem bem seus momentos de descanso e relaxamento. Aliás  elas servem  para qualquer  pessoa, como práticas saudáveis, pois trazem muitos benefícios para a saúde e bem estar.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *