Como evitar e tratar manchas (cloasmas) na gravidez

As manchas na gravidez são em decorrência de alterações hormonais, ocorrendo assim, uma formação e produção anormal de melanina desencadeando um escurecimento da pele.

12/11/2013 23h29m. Atualizado em 11/03/2014 22h41m por:

 

manchas na gravidezAs tão indesejadas manchas de gravidez, conhecidas como cloasmas ou melasmas, juntamente com o escurecimento dos mamilos, formação de sardas e de uma linha escura na barriga, surgem em decorrência de alterações hormonais durante a gravidez, estimuladas por uma formação e produção anormal de melanina, responsável pela coloração da pele.

Cerca de 80% das gestantes desenvolve algum tipo de mancha nesse período. Quanto mais escuro for o tom da pele, maiores as chances de hiperpigmentação, em decorrência de maiores quantidades de melanina.

Segundo especialistas, as manchas na gravidez podem surgir três ou quatro meses após o parto e essas são umas das mais difíceis de tratar. Essa dificuldade acontece pela seguinte razão: o melanócito, célula que produz a melanina, grava em seu código genético essa liberação excessiva de melanina ocorrida na gravidez e sempre tenta repetir essa ação quando estimulado.

cloasma, manchas na gravidez

As manchas podem aparecer até na barriga

Em relação à localização, quanto mais externa for a pigmentação, mais fácil será para tratá-la. Nos casos onde a pigmentação atinge as camadas mais internas, como a derme, o que pode ser realizado, é um clareamento da mancha, que apenas ameniza o problema e não ocorre uma remoção completa.

Prevenir manchas na gravidez (cloasma gravídico)

Algumas medidas preventivas minimizam a formação dessas indesejáveis manchas na gravidez, tais como: uso de protetor solar, chapéus, bonés e viseiras além de exposição moderada ao sol e as luzes fluorescentes. Apesar dos benefícios do banho de sol para a gestante, a exposição deverá ser feita de forma adequada e sem excessos, na parte da manhã, até as 10 horas e à tarde, após as 16:00 horas.

prevenir manchas

Evitar exposição excessiva ao sol

Tratamentos para manchas da gravidez

Para o tratamento dessas manchas existem diversas alternativas, incluindo sessões de peelings e laser, como o CO2 fracionado, além do uso de cremes, óleos e tratamentos com ácidos. Entretanto, quaisquer desses tratamentos devem ser iniciados somente após o período de amamentação.

O que se recomenda é consultar primeiramente um especialista para definir o tratamento mais adequado para cada situação e não tratar as manchas por conta e risco, o que pode agravar ainda mais o problema, além do que, alguns produtos podem fazer mal à grávida e ao bebê.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *