Sintomas da estomatite (aftas) em criança e bebê: Causas e tratamento

A estomatite é uma infecção viral que acomete bebês e crianças, principalmente na faixa etária de 1 à 5 anos.

20/01/2014 14h53m. Atualizado em 19/11/2014 22h08m por:

 

estomatiteUma das infecções que mais costumam aparecer em bebês e crianças entre 1 a 5 anos é a estomatite, principalmente na fase em que a criança começa a frequentar a creche e a pré-escola.

A estomatite é uma infecção viral que pode aparecer em todas as idades, mas que é mais comum em crianças, e quando ela aparece seus principais sintomas são a febre alta, dor e feridas pela boca, que acabam deixando a criança sem vontade de se alimentar.

Estomatite é uma infecção viral

Como citamos acima, a estomatite é uma infecção viral muito frequente em crianças, que afeta a cavidade bucal, onde é causadora de feridas muito doloridas, mais conhecidas como aftas, e que podem chegar até a garganta da criança, gerando muito desconforto e muita dificuldade em sua alimentação.

Seu nome é originário da palavra grega “stoma”, que quer dizer boca, apesar do nome da doença nos dar a entender que a doença afeta o estomago.

estomatite em bebê1 (4)

Estomatite

Motivos

E a doença, em geral, é causada por dois tipos de vírus, o primeiro é o HSV-1, que é causador da Herpes Simples, enquanto o segundo e menos frequente é o vírus Coxsakie, que é responsável pela Doença Mão-Pé-Boca, e que tem como principais características as feridas nestas regiões.

estomatite em bebê1 (3)

Motivos da Estomatite

Sintomas da estomatite

Cerca de dois a cinco dias após o contato da criança com o agente causador desta infecção, começam a surgir alguns sintomas, dentre eles:

1. Dificuldade ou dor na hora de engolir alimentos e até água;
2. Falta de apetite;
3. Feridas esbranquiçadas na língua, na gengiva, no palato e, em alguns casos, nas amígdalas;
4. Febre, que pode chegar aos 40 Cº;
5. Mal estar.

estomatite em bebê1 (2)

Sintomas da estomatite

Alimentação da criança com estomatite

Como a criança sente dor ao se alimentar, é importante mudar um pouco a alimentação da criança. Na fase que a criança estiver com estomatite (aftas na “boquinha”) dê para ela alimentos menos temperados, como purê de batata ou mandioquinha, frutas amassadinhas e até alimentos mais frios, como iogurtes ou sorvete.

Existe também o risco enorme da desidratação da criança, que passa a recusar até água para não sentir dor ao engolir. E por isso os pais devem ficar atento aos seus filhos, incentivando eles a tomarem bastante líquidos neste período, como água, sucos (evite sucos ácidos), chás e bebidas mais frias e não gasosas, mesmo que ela não queira.

estomatite em bebê1 (1)

Alimentação da criança

Como se prevenir da estomatite

A estomatite é uma infecção mais comum nas épocas de outono e inverno, em que portas e janelas ficam fechadas por mais tempo, favorecendo a propagação do vírus. Por isso é importante sempre manter os ambientes bem ventilados e limpos em todas as épocas do ano.

Outra forma de se prevenir a doença é evitar ficar próximo de quem esteja contaminado. E neste caso, a indicação mais apropriada é que crianças que apresentam os sintomas ou que tenham sido diagnosticadas com estomatite, devem permanecer em casa durante o período de risco de contágio, que é entre 7 a 10 dias.

Vale também a dica de lavar sempre as mãos da criança em todas as ocasiões, como também higienizar os objetos que a criança leva a boca ( brinquedos, chupetas) assim se previne não só a propagação do vírus da estomatite, mas de outras infecções.

criança sente dor estomatite

Criança com estomatite fica inquieta e com dor

O que fazer quando surgem os sintomas da estomatite

O primeiro passo é procurar a ajuda do pediatra, que irá realizar os exames para saber se o seu filho está com estomatite. Ele deverá indicar analgésicos para aliviar as dores causadas pela estomatite, e que irão ajudar seu filho a enfrentar a doença da melhor forma.

Outra providência que os pais devem realizar, é a limpeza da boca da criança com gazes e água oxigenada, que deve ser feita sem o uso de pasta ou escova, essas ultimas podem aumentar a dor de seus filhos. Vale lembrar que a limpeza bucal é importantíssima, mesmo que seja dolorido aos pais ver a carinha de dor de seus filhos, para evitar que surjam outras infecções oportunistas na criança, como a cândida.

 

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Um comentário em Sintomas da estomatite (aftas) em criança e bebê: Causas e tratamento

  1. Avatar erica disse:

    Boa tarde, estou gravida, e me da muitas aftas, queria saber se meu bebe corre o risco de nascer e ter muitas aftas também?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *