7 Sintomas que podem ser sinais de parto prematuro

Trabalho de parto prematuro é aquele que começa antes de 37 semanas de gestação.

23/04/2014 12h58m. Atualizado em 23/04/2014 13h26m por:

 

parto prematuroA gravidez é um momento único e muito especial na vida das mulheres, que acompanham nascer dentro de si uma nova vida, que já desde seu nascimento é motivo de muita alegria e felicidade para toda família. Ela acontece logo após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, e tem duração aproximada de 9 meses, ou 40 semanas de gestação, que é tempo normal para o desenvolvimento e nascimento de seu bebê. Mas se o trabalho de parto ocorrer antes de 37 semanas de gestação, é caracterizado como um  parto prematuro.

O que é o parto prematuro?

Como já mencionamos o parto prematuro é caracterizado pelo nascimento do bebê antes de completar 37 semanas de gestação, sendo que grande parte destes partos costumam acontecer entre a 34ª e a 36ª semana. Seus principais indícios são o início das contrações regulares e a dilatação do útero, que podem acontecer mas nem sempre indicam que já é chegada a hora do nascimento de seu bebê.

Fatores que podem levar ao parto prematuro

Existem vários fatores que podem levar uma gestante a ter um parto prematuro. Um deles é devido a uma orientação médica, que pode ser feita quando o bebê não está se desenvolvendo adequadamente dentro do útero, e por isso é necessário adiantar seu parto.

Outro fator que pode indicar a necessidade da realização de um parto prematuro é quando a gestante é acometida pela pré-eclampsia. A pré-eclampsia é um distúrbio que pode acontecer em cerca de 5% das gestantes, e que é caracterizado pelo aumento da pressão arterial e também o aparecimento de proteína na urina, logo após a 20ª semana de gestação.

Caso este aumento de pressão seja muito elevado, pode ser necessário que a grávida precise tomar remédios ou fique internada para melhor controle da pressão.

Porém, o fator mais comum que pode levar a gestante ao parto prematuro é espontâneo, e acontece quando o próprio organismo indica que é chegada a hora do nascimento da criança, e ela acaba vindo ao mundo antes do tempo normal de gestação. Este fator também é muito comum em gestações de mais de um bebê.

parto prematuro 1

Principais sintomas de um parto prematuro

Abaixo estão descritos alguns dos sintomas que, se ocorrerem antes das 37 semanas de gestação, podem ser indício de que o parto será prematuro.

1• Contrações uterinas irregulares, com intervalos menores que 20 minutos, e muito frequentes em um período de 24 horas;

2• Dor constante nas costas;

3• Pressão intensa na pelve, como se indicasse que o bebê já está empurrando aquela região;

4• Dor semelhante a cólica vaginal;

5• Aumento da vontade de urinar;

6• Corrimento de aspecto gelatinoso que pode apresentar a presença de sangue;

7• Aumento do corrimento vaginal.

Observar os sintomas

Nem sempre quando a gestante apresenta os sintomas descritos acima ela acabará tendo um parto prematuro, mas caso algum destes aconteçam, ela deve se dirigir imediatamente ao hospital para que todas as medidas sejam tomadas caso ela entre em trabalho de parto.

É importante também que a grávida faça acompanhamento pré-natal regularmente, para que cada uma das etapas de sua gravidez ocorra de forma tranquila, e que seu bebê nasça com muito mais saúde.

Riscos ao bebê que nasce de parto prematuro

Quando o bebê nasce de parto prematuro, ele pode ter algumas complicações de saúde e também infecções, principalmente porque seus
órgãos internos ainda não estão maduros para sua chegada.

Este risco de aparecerem infecções e complicações de saúde vai se tornando maior quando a criança nasce antes das 34 semanas de gestação.

E em todos os casos o bebê nascerá já com acompanhamento de toda uma equipe médica, que vai lhe auxiliar em todas as etapas para que seu desenvolvimento seja pleno e ele tenha mais qualidade de vida.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *