Espermograma, para que serve e como é realizado

O espermograma, um exame laboratorial muito importante, pois tem como objetivo analisar vários fatores que envolvem sua saúde reprodutiva masculina.

08/03/2014 00h08m. Atualizado em 01/11/2014 16h28m por:

 

exame espermogramaUm dos sonhos que alimentam a vida de vários casais, sejam eles recém casados ou que já convivem há um bom tempo é, sem dúvida, ter um bebê. Mesmo nos dias atuais onde as famílias são menores, este ainda é um dos sonhos mais importantes na vida do casal, que buscam juntos a realização de seus sonhos e metas futuras.

Porém, tem certas ocasiões em que o casal tenta engravidar várias vezes mas acaba não conseguindo. E uma das causas que costumam acontecer neste caso são os problemas de infertilidade masculina, que embora gere muitos tabus, é um problema de saúde que pode e deve ser acompanhado por uma equipe médica especializada, para que as culpas e medos sejam eliminados da relação, e o casal possa junto encontrar a melhor opção para realização de seu sonho.

Exame de espermograma

E um dos exames que veio para auxiliar o homem nesta tarefa de buscar ajuda médica é o espermograma, um exame laboratorial muito importante, pois tem como objetivo analisar vários fatores que envolvem sua saúde reprodutiva, como a qualidade do sêmen, seu aspecto, a presença e as condições do espermatozóide presentes na amostra, e até uma analise da próstata pode ser feita através de um espermograma.

Este exame também é conhecido por outras terminologias, dentre elas: análise do sêmen, contagem espermática, citologia seminal e estudo da morfologia espermática.

Quando o homem deve realizar o exame espermograma

Em geral o homem deve realizar o espermograma quando apresenta problemas de fertilidade, que podem ser físicas, genéticas ou imunológica. Em ambos os casos, o primeiro passo é uma consulta com uma equipe médica especialista em reprodução, que irá fazer uma avaliação clínica, e posteriormente solicitar o exame ao paciente.

Este exame não precisa ser feito de forma periódica, e pode ser solicitado pelo médico quando um casal vem tentando engravidar, bem como por homens que passaram por vasectomia, ou mesmo por aqueles que possuem uma doença ou fator genético que pode lhes gerar a infertilidade.

espermograma

Como é realizado o exame Espermograma

O exame do espermograma é feito em um laboratório, onde o paciente, através da masturbação ejacula dentro de um frasco, que será encaminhado para análise posterior. Para realização deste exame o paciente deve ficar em abstinência sexual de 2 a 7 dias antes do exame, ou seja, sem manter relações sexuais neste período ou mesmo se masturbar, e na hora do exame não poderá utilizar lubrificantes, que podem alterar o resultado do exame.

Depois de coletado o material, ele será analisado através de vários testes, que irão verificar as características do sêmen, dentre elas a viscosidade, o volume, a coloração e o PH; e também as características do espermatozóide, como sua presença no líquido seminal, sua motilidade (capacidade de movimentação) e a quantidade coletada na amostra, dentre outros testes.

Após um período de 15 dias aproximadamente os resultados podem ser analisados, e caso apareçam alterações o médico pode solicitar um segundo exame, para comparação e melhor análise dos resultados.

E com isso dá para o médico avaliar como anda a saúde reprodutiva do homem, e também indicar o melhor tratamento em casos de infertilidade.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *