Sangramentos que ocorrem durante a gravidez

O sangramento vaginal pode ter diferentes causas, antes de entrar em pânico é importante que determine a origem do sangue, independente disso o médico deve ser sempre comunicado.

11/03/2014 23h08m. Atualizado em 11/03/2014 23h10m por:

 

sangramento durante a gravidezA gravidez é um período maravilhoso na vida de toda mulher, e que também inspira alguns cuidados, como a realização do pré-natal, uma alimentação saudável, evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, dentre outras, principalmente em mamães de primeira viagem.

Sangramento durante a gravidez

Outro fator que gera muita preocupação em toda gestante é o aparecimento de sangue na calcinha, que acaba lhe deixando bem apreensiva, e com razão, já que o sangramento nesta fase pode indicar alguma complicação durante o período de gestação.

Mas é muito importante ressaltar que, embora o sangramento seja um motivo de preocupação, ele nem sempre é indicativo de que há algo de errado com seu bebê, pois é um dos sintomas bem comuns de acontecerem em várias fases da gestação, e o mais acertado em todos os casos é procurar pelo seu obstetra assim que o sangramento acontece, mesmo que seja apenas um pontinho na calcinha.

causa de sangramento da gravidez

Independente da causa do sangramento durante a gravidez, o médico deve sempre ser comunicado

Causa do sangramento na gravidez

Existem alguns momentos durante a gestação em que é comum que aconteçam pequenos sangramentos na gravidez, e que ocorrem de forma natural devido as mudanças que a gestação causa no organismo da mulher.

Sangramento do primeiro ao terceiro mês de gestação

O primeiro sangramento pode acontecer ainda no primeiro mês de gestação, e muitas vezes é confundido com a menstruação. Nesta fase pode acontecer o sangramento, pois é o período em que o embrião se fixa na parede do útero, e durante esta fase podem ser rompidos alguns vasos sanguíneos da região, o que causa um sangramento leve por cerca de três dias.

Caso o sangramento aconteça até o terceiro mês, a atenção deve ser redobrada, pois pode ser um indicativo de um descolamento do saco gestacional. Este sangramento tem colocação mais escura, bem semelhante a borra de café, e vai exigir da gestante repouso absoluto para que o saco gestacional volte a se fixar no útero, e para que não venha acontecer um aborto espontâneo.

Nesta fase também pode acontecer um sangramento mais intenso, com sangue bem vermelho e fortes cólicas, e que pode ser indicativo do sangramento do aborto. E ambas as situações é importantíssimo que a grávida vá para o hospital para que sejam tomadas medidas muito importantes para evitar a perda do bebê, e para que ela possa ficar em repouso absoluto durante esta fase da gestação.

Sangramento após o terceiro mês de gestação

A partir do terceiro mês de gestação o sangramento durante a gravidez é muito menos comum de acontecer. E uma das épocas em que ele pode aparecer é após o quinto mês de gestação, e pode ser indicativo de um problema chamado placenta prévia, que acontece quando ela se fixa de maneira errada no útero, e com isso trás complicações durante a gestação, já que ela é responsável pelo transporte de oxigênio e alimentos ao bebê.

Seu principal sintoma é o aparecimento de um sangramento vermelho-vivo bem abundante e sem a presença de cólicas, mas são raros os casos em que ela acontece. Mas é importante que seu diagnóstico seja feito o quanto antes, para evitar complicações maiores para gestante e para seu bebê.

sangue na gravidez

Sangramento no final da gravidez

Sangramento no final da gestação

E já no final da gestação, geralmente após o sétimo mês de gravidez, o que pode ocasionar o sangramento é o descolamento da placenta, que inspira muito mais cuidados, e que deve ser atendido com urgência pela equipe médica. Neste caso o sangramento costuma acontecer com gestantes que tem pressão alta, e vem em um tom vermelho-vivo ou escuro, com cólicas e contrações persistentes.

Por último pode acontecer o sangramento no nono mês de gestação, que é o sangramento da hora do parto, que vem acompanhado pelas contrações, indicando que o bebê já está pronto para nascer. Aqui o sangramento é acompanhado pela equipe médica, que já está pronta para realização do parto e de todos os procedimentos desta fase da gestação.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *