Olho do bebê lacrimejando e com remela: cuidados necessários

O olho do bebê muitas vezes fica lacrimejando porque o canal lacrimal ainda não se desenvolveu completamente. Mas é muito importante informar ao pediatra.

27/03/2014 21h34m. Atualizado em 19/11/2014 22h09m por:

 

recem nascido olhinhosOs olhinhos do recém nascido muitas vezes ficam lacrimejando e com remela, entenda o porque e os cuidados que se deve ter com esse episódio.Durante os primeiros meses de vida do bebê, é natural que algumas vezes seus olhinhos estejam lacrimejando mais do que o normal, o que faz com que estejam sempre úmidos ou com aquela remelinha se formando. Isto costuma acontecer quando seus dutos lacrimais ainda não estão totalmente abertos, e com isso as lágrimas que se formam acabam não sendo drenadas de forma natural.

Esta é uma situação que acaba se resolvendo naturalmente com o passar do tempo, mas é importante conhecer seus sintomas e cuidados, para manter seu bebê sempre saudável.

lagrimas

O que é a lágrima

A lágrima é um líquido que nosso organismo produz dentro dos canais lacrimais, logo acima dos olhos, e que tem como principal finalidade limpar e lubrificar nossos olhos.

Este líquido é muito importante para proteção de nossos olhos, e sua eliminação é feita através dos dutos lacrimais, que ficam na parte inferior das pálpebras, e assim drenam as lágrimas pelo nariz até chegarem na região da boca, aonde são absorvidas pelo organismo. Isto acontece de forma natural todos os dias sem que nem nos demos conta, e faz parte do equilíbrio de nosso organismo.

olhos do bebê

Desobstrução do canal lacrimal após mamadas

Por que meu bebê está lacrimejando tanto?

As vezes o bebê pode ficar com um ou os dois olhos lacrimejando mais do que o normal porque seus dutos lacrimais ainda estão bem desenvolvidos, e com isso ainda não estão abertos, impedindo assim que as lágrimas sejam drenadas.

Estes sintomas costumam aparecer no bebê até seu primeiro aninho, e em muitos casos os canais vão se abrindo de forma natural com o passar do tempo.

limpeza dos olhos do bebê

Limpeza dos olhos do bebê com assepsia e cuidado.

Cuidados com os olhinhos do bebê que estão lacrimejando

E quando aparecerem estes sintomas, o primeiro cuidados que os pais devem ter é manter os olhos do bebê sempre limpos, evitando assim infecções oportunistas como a conjuntivite, uma inflamação que deixa os olhos avermelhados, coçando bastante e com uma secreção amarelada.

Esta limpeza deve ser feita com o uso de uma gaze umedecida em água morninha (quase fria), para retirada da remela e da sujeirinha que se acumula no canto dos olhos.

bebê lacrimejando

Entenda como funciona.

Ir ao oftalmologista também é importante nesta fase

Também é importante levar seu bebê para uma consulta com um oftalmologista, que irá avaliar seus sintomas e ver como anda o desenvolvimento dos dutos lacrimais. Ele irá lhe recomendar, além da limpeza, uma massagem próximo ao canal lacrimal para estimar a abertura do dutos, e assim os sintomas irão se normalizar. Em alguns casos também pode ser necessário o uso de antibióticos em colírio para tratar de infecções nos olhinhos de seu bebê.

E caso os sintomas não desapareçam ao longo de um ano, pode ser necessária uma cirurgia para dilatação dos dutos lacrimais de seu bebê, que será orientada pelo médico de acordo com sua avaliação clínica ao longo do tratamento.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *