Umbigo do bebê: Como Cuidar

admin February 3, 2010 0

Cuidados com o umbigo do bebê.

cuidar umbigo do bebê

Umbigo do bebê: como cuidar? O coto umbilical é a parte que sobra do cordão umbilical após o nascimento da criança. Após alguns dias, ele perde a flexibilidade, desidrata-se e entra em um estado de mumificação, até cair e ficar somente o umbigo do bebê.

O processo leva geralmente de 7 a 14 dias para cair, dependendo de cada bebê. Após sua queda, fica uma espécie de “feridinha” que leva de 8 a 10 dias para cicatrizar e formar o umbigo.

No entanto, é preciso muito cuidado e higiêne com o umbigo do bebê para prevenir problemas. A mãe deve sempre lavar as mãos antes de manusear seu bebê. Para limpeza do coto umbilical use álcool 70% , utilizando um cotonete. Limpe só em volta, não deixe que o álcool escorra na pele do bebê, ela é muito sensível.

Na hora de dar Banho

Principalmente nos primeiros dias do nascimento, o banho não deve ser por imersão, procure dar o famoso “banho de gato”, para que o coto umbilical não fique úmido. Ele terá um processo de cicatrização mais rápido se estiver seco e limpo.

Quando for colocar fralda dobra-la para que não fique em cima do coto umbilical, mas sim abaixo. Caso seu bebê chore na hora da limpeza, provavelmente não é de dor, pois nessa região não existe terminações nervosas.

Após cair o coto umbilical

Sempre siga as orientações do pediatra. Após o coto umbilical cair, o local deve permanecer limpo aproximadamente por 10 dias para total cicatrização. Nunca puxe o coto com o intuito de acelerar o processo, mesmo que ele esteja caindo. Nem coloque nenhuma substância sem que seu médico tenha prescrito.

Nunca use merthiolate ou mercúriocromo, pode causar intoxicação, como também mascarar algum problema com sua cor avermelhada. Agora, caso note uma coloração diferente ou odor, procure imediatamente o pediatra.

Relacionados »

Comentar »

Comente via Facebook!