Meu filho(a) gosta de ficar sem roupa, o que fazer?

Mal a mãe coloca a roupa na criança, a criança tira para ficar pelada, o que fazer nessa situação? E qual é a causa desse comportamento.

07/04/2014 16h01m. Atualizado em 07/04/2014 19h59m por:

 

criança que gosta de tirar roupaVocê veste seu filho(a) e, em minutos, ele(a) tira toda a roupa? Uma das cenas mais comuns durante os primeiros anos de vida das crianças é o ato de elas mesmas tirarem suas roupas, e com isso deixar suas mamães de cabelos em pé. Este é um hábito comum durante os primeiros anos de vida de filhas e filhos, e que aos poucos vai passando. Mas até que esta fase passe, é sempre importante que os pais saibam alguns dos motivos mais comuns que levam seus filhos e filhas a desenvolverem este hábito.

Porque minha filha/o não quer usar roupas?

Existem várias explicações que podem ser encontradas para que sua filha ou filho estejam sempre prontos a ficarem sem as roupinhas, independente do local e da hora.

Um dos motivos para criança querer ficar pelada pode estar relacionado ao excesso de zelo dos pais, que acabam agasalhando demais a criança, e com isso ela sente muito calor, o que a motiva a tirar as roupas para se sentir mais leve e refrescada. Outro fator pode ser alergia a alguma peça de roupa, que acaba causando coceira na criança, que para se ver aliviada acaba tirando as roupas.

Mas a causa mais comum nesta fase de infância na qual ela gosta de tirar a roupa para ficar pelada, é seu autoconhecimento, e a vontade de experimentar novas sensações, que vão se aperfeiçoando conforme ela vai de desenvolvendo.

E por isso o ato da criança tirar as roupas acaba sendo uma experiência prazerosa para ela, que vai sentindo bem estar em ter o controle da situação, desenvolvendo assim seus primeiros passos de independência futura.

O que fazer para que a criança não fique tirando a roupa

Esta fase de gostar de ficar sem roupa na vida da criança acaba passando com o tempo, e nestas horas é importante que os pais ensinem seus filhos que tirar a roupa não é um hábito feio ou vergonhoso, mas que isso tem hora e lugar certo para ser feito. Desta forma, a criança saberá que aquela roupa que foi colocada com carinho pela mãe na hora de sair não é para ser tirada logo em seguida, e também saberá dizer aos pais quando esta sentindo calor ou desconforto com o uso de alguma peça de roupa.

E os pais também podem estimular a mudança de hábitos da criança com outras atividades, como brinquedos de montar, desenho e pintura, e outras atividades, e com isso ela vai aos poucos perdendo seu interesse em tirar sua roupa a qualquer hora e em qualquer lugar.

Vale lembrar também que nesta fase é muito importante que os pais sejam pacientes com seus filhos, para que a criança possa ser orientada sobre seus hábitos de maneira correta, e para que este hábito seja abandonado de forma espontânea e não com ameaças e castigos.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Um comentário em Meu filho(a) gosta de ficar sem roupa, o que fazer?

  1. Avatar Paula Nering disse:

    oi, a minha filha tem 2 anos e 7 meses e a um mes atras começou não querer colocar roupa queria ficar só de frauda, na hora de sair é muito dificil nem calçado não quer por, eu fico loca da cabeça, já tentei de tudo , tem vezes que não posso nem sair de casa com ela, e agora no inverno não sei o q fazer….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *