Meu filho(a) tem um amigo imaginário: O que fazer?

O que fazer quando uma criança “cria” um amigo imaginário – brinca, fala e até mora com ele, como se fosse real?

11/04/2014 10h42m. Atualizado em 11/04/2014 10h42m por:

 

amigo imaginário 3Ter um amigo imaginário é algo comum na vida de muitas crianças, e que acaba fazendo parte de seu cotidiano por algum tempo. O amigo imaginário aparece na vida de meninos ou meninas por volta de seus 3 anos, e pode continuar presente em sua vida até os 7 anos.

E embora não pareça, este é um comportamento tão normal na fase da infância, da mesma forma como é quando a criança conversa com bonecas ou ursinhos, ou mesmo quando ela acredita em Papai Noel, coelhinho da páscoa, ou até mesmo em monstros no escuro.

Porque a criança acha que tem amigo imaginário

Tudo isso tem relação com o mundo da fantasia e imaginação que fazem parte da infância de todas as pessoas, e que fazem parte do aprendizado, da mesma forma que outras experiências do dia a dia, como começar a ler, a falar e a se alimentar, etc.

Quando surge o amigo imaginário?

Em geral, seu filho ou filha começa a brincar com um amiguinho imaginário por volta dos 3 anos, e com ele passa a compartilhar boa parte de seu dia a dia, em brincadeiras, na hora das refeições ou mesmo durante um bate papo. Nestes momentos é comum que os pais percebam que seus filhos falam com o amiguinho imaginário, e também os apresentem para seus pais, o que é natural. Em outras situações o amigo imaginário pode estar presente na mesa das refeições, e a criança irá dizer ao pai ou mãe o que ele está comendo.

amigo imaginário 1

Criança que brinca sozinha tem tendência a ter amigos imaginários

E este amigo ou amiga imaginária vai aparecer na vida da criança por alguns motivos, como a falta de outros amiguinhos para brincar, uma carência afetiva que a criança esteja vivenciando, dentre outros.Mas na maioria dos casos é apenas uma forma da criança ter com quem brincar durante o dia, da mesma forma que ela fale com sua boneca, ou seja, um comportamento normal e saudável para idade.

amigo imaginário 2

O amigo imaginário pode até ser algum animal.

Como sei se é normal meu filho ter um amigo imaginário

Assim que os pais notam a presença do amigo imaginário, devem observar o comportamento da criança para saber se é algo normal ou se são necessários alguns cuidados extras. Alguns fatores podem indicar que a criança vê em seu amigo imaginário uma válvula de escape de sua realidade, como uma criança muito introvertida e sem amigos, brigas familiares, problemas na escola, etc.

As vezes até a falta de diálogo entre pais e filhos pode estar proporcionando o aparecimento do amigo imaginário na vida da criança, que começa a vivenciar com seu amigo um diálogo que gostaria de ter com o pai ou com a mãe em muitas vezes.

O que fazer quando meu filho passa muito tempo com seu amigo imaginário

Todos os fatores apresentados fazem com que a criança queira passar muito mais tempo com seu amigo imaginário do que com pessoas reais, e isso irá indicar problemas emocionais nesta fase da infância. E nestes casos o recomendado é que os pais procurem a ajuda de um terapeuta, que irá lhes orientar sobre a melhor maneira de ajudar seu filho ou sua filha a deixar para trás o amigo imaginário, e a melhorar os sintomas que a estejam deixando assim.

amigo brincar

Fazer a criança interagir com outras crianças.

Outra orientação é levar seu filho para lugares aonde tenham mais crianças para brincar, e assim aos poucos ela vai se soltando mais do amigo imaginário, e começa a se sentir mais preparada para enfrentar o mundo.

O mais importante nesta fase é que os pais nunca neguem que seu filho possui um amigo imaginário, pois isso faz parte desta fase da infância, assim como sua crença no Papai Noel, e acabará passando quando chegar o momento adequado.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *