Vida de miss mirim: Concurso de miss Brasil infantil

Com três categorias ( mini miss vai de 5 a 8 anos; a miss infantil, de 9 a 12; e a infanto-juvenil vai de 13 a 15 anos. ) o concurso de beleza voltado exclusivamente para o público mirim tem se destacado fortemente entre o público feminino infantil.

16/04/2014 01h02m. Atualizado em 23/04/2014 12h42m por:

 

miss infantil

Durante uma boa fase da infância feminina o sonho de muitas delas é ficarem parecidas com as princesas de contos de fadas, as quais estão presentes em seu universo desde pequenas. E quando este sonho se torna real, elas tem a chance de usarem aquelas coroas elegantes e seus vestidos longos, e assim se tornarem bem parecidas com suas referências de infância.

E um dos caminhos que proporcionam a realização deste sonho na infância são os concursos de miss mirins, que são realizados em várias partes do mundo, e assim elegem campeãs regionais e mundiais para meninas de várias idades, de forma semelhante aos concursos de miss adulta.

miss infantil

Sonho de ser miss mirim

Em geral as meninas começam a desenvolver o gosto por este universo ao verem suas mães ou irmãs mais velhas se produzirem quando vão sair de casa, e com isso acabam se maquiando sozinhas ou mesmo calçando o salto da mãe para se imaginarem no espelho como se fossem mais velhas.

E nesta fase a menina pode ser encaminhada por sua mãe para um agência, onde ela fará testes para participar dos concursos de miss mirim que são realizados em sua cidade ou estado, e que podem levá-la a uma carreira de miss infantil. Isso pode levar esta menina a vários desfiles nacionais e até internacionais, principalmente se ela for ganhando títulos nos desfiles em que participar.

O apoio familiar é importante para criança

Quando uma menina inicia suas atividades como miss mirim, é importante que ela receba suporte familiar em todos os momentos, pois ela terá momentos bem cansativos em sua vida, onde terá que se empenhar para fazer tudo direitinho durante os concursos e ainda cumprir agendas.

Outra preocupação que os pais devem ter é quanto a parte emocional da criança, pois ela terá momentos de muita alegria nas passarelas, mas também terá que enfrentar as críticas de jurados ou mesmo das pessoas ao seu redor.

miss mirim

E mesmo que todos estes momentos façam parte de um aprendizado para o futuro, vale lembrar que ali ainda está apenas uma criança, que ao ingressar em uma carreira começa a desenvolver um pensamento mais maduro, que é bom, mas que tem momento certo para acontecer em sua vida e caso aconteça de maneira errada e inesperada pode acarretar problemas futuros de baixa auto-estima.

Outras atividades são importantes para criança nesta fase

Além de participar dos concursos, é importante que a menina frequente seus estudos regularmente, pratique esportes, tenha seu tempo para brincadeiras, tenha amigos para conversar, enfim, que ela possa ser criança sempre que quiser, e que encare a vida de miss como uma grande brincadeira em sua vida, acima de tudo.

E se ela demonstrar o interesse em continuar nesta carreira, os pais devem orientá-la e apoiá-la em sua jornada, que vai exigir esforço, dedicação e empenho da parte dela, principalmente para um dia chegar ao status de uma modelo famosa.

Fica um alerta

Outro ponto importante a se destacar é que o sonho de desfilar nas passarelas deve ser o da menina, e nunca um sonho antigo de sua mãe que tenta passar isso de todas as maneiras para sua filha. Isso acontece em alguns casos, e as mães acabam forçando suas filhas a participarem de concursos e desfiles mesmo que não estejam afim, e com isso elas se tornam adultas tristes ou revoltadas.

Também é bom ressaltar que alguns produtos de beleza não são recomendados para crianças, e isso pode lhes causar alergias e acnes indesejadas. Por isso é sempre bom que as mães fiquem atentas ao tipo de maquiagem que suas filhas vão usar, para que esta não lhe tragam nenhum risco a sua saúde.

E por isso, além do sonho, é importante que a criança esteja a vontade e se sinta bem quando for desfilar, e que também esteja feliz ao realizar outras tarefas do dia a dia. E quando ela for crescendo, vai entendendo mais sobre a responsabilidade de uma carreira, e poderá optar pelos rumos de trabalho que deseja seguir no futuro.

Miss universo mirim 2014

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *