10 dicas práticas para lidar com birra de criança

Na hora da birra tente manter a calma, paciência, tranquilidade: evite gritar, bater, xingar, chamar seu filho de feio ou malvado. Isso agride a criança e só a deixa mais estressada. Imponha limites com segurança e carinho.

23/04/2014 10h32m. Atualizado em 14/11/2014 14h57m por:

 

birraSer mãe ou pai nem sempre é uma tarefa fácil, pois educar e cuidar dos filhos requer muitos cuidados, carinho e atenção indispensáveis para que eles se tornem adultos maravilhosos.

E um dos comportamentos que costumam tirar os pais do sério durante a infância é quando a criança faz birra, e começa a se espernear a gritar para ser atendida imediatamente, causando assim constrangimento em seus pais dependendo do local onde se encontram.

Mas afinal o que é a birra? E porque algumas crianças apresentam este comportamento de forma irregular durante a infância? Estas e outras perguntas importantes iremos responder logo abaixo neste artigo.

birra 2

Quando a criança faz birra, o que os pais devem fazer?

O que é a birra

A birra é caracterizada por choros, gritos, chutes, e até o uso de xingamentos, que levam a criança a se espernear e até rolar no chão em algumas situações. Este comportamento pode acontecer em várias épocas da infância, e geralmente ocorre quando a criança recebe um não, que é natural e deve fazer parte de seu aprendizado.

Num primeiro momento a birra acontece porque a criança ainda não sabe muito bem como lidar com seus sentimentos, principalmente ao receber um não. Mas quando este comportamento passa a acontecer seguidas vezes, os pais começam a notar que a criança faz uma pequena encenação após receber um não, principalmente quando está em locais públicos.

Quando a criança começa a fazer birra

Em geral, a criança começa a fazer birra quando esta habituada a ter sempre tudo que quer, e de uma hora para outra recebe uma negativa, seja dos pais, tios ou mesmo da professora da escola.

Este NÃO, acaba desencadeando na criança uma frustração que ela ainda não sabe lidar, pois esta acostumada só com o sim, e por isso acaba fazendo birra para conseguir o que deseja, usa esse artifício como uma estratégia para conseguir o que deseja.

birra 1

Dialogar e ser exemplo pode ser a solução para birra.

Como acabar com a birra dos filhos

1.Por isso é importante que os pais saibam impor limites aos seus filhos, para que a criança não se acostume a ter sempre o que deseja, como aquele brinquedo novo do comercial ou mesmo batata frita no café da manhã.

2.Embora muitas vezes seja difícil aos pais dizerem não para seus filhos, é importante que o façam. Mas junto com o não, os pais devem orientar seus filhos sobre o motivo de receberem um não, de forma clara e amigável, para que seus filhos não os vejam como pessoas maldosas, mas sim como pais carinhosos e que só querem o bem.

3.Outra dica importante é que tanto o pai quanto a mãe devem entrar em um consenso ao dizerem um não para seu filho, para que a criança não se habitue a recorrer ao que lhe der tudo que ela quer, e assim comece a ficar mais birrenta.

4.Vale lembrar também que crianças menores de 3 anos não sabem diferenciar muito as ordens, como sim ou não, e com isso é bom lhes dar exemplos do que não podem fazer, para que elas assimilem melhor este aprendizado. Ser exemplo é uma das melhores formas de educar.

5.Os pais devem ser firmes, ditar as regras, mas evitar de impor, não meça forças com a criança e seja flexível de vez em quando.

6.Tente conversar e descobrir da própria criança o porque de tanta birra, talvez o problema seja outro, um deles é chamar atenção para si.

7.Quando os pais foram dar um castigo, que ele seja proporcional, na orientação da Supernanny Cris Poli, um minuto por ano de idade é uma boa medida.

8.Comparar a atitude da criança com aquelas que estão em volta vai ajudar a inibir e ao mesmo tempo você esta mostrando exemplos de comportamentos.

9.Sono e fome podem se transformar em birra muitas vezes, para criança é uma maneira de expressar insatisfação, sendo assim não saia com a criança nestas duas situações.

10.Quando a criança tem um bom comportamento após um ataque de birra, elogie-a, isso pode ajudar a prevenir novos episódios.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *