Tontura na gravidez é normal? 4 dicas para amenizar os sintomas

Uma das causas de tontura na gravidez se deve à ação dos hormônios (estrógeno e progesterona), esses hormônios alteram a pressão arterial o que faz com que a mulher sinta se meio atordoada.

25/08/2014 20h58m. Atualizado em 07/10/2014 23h23m por:

 

tontura durante a gravidezQuando a mulher fica grávida todo seu corpo passa por inúmeras mudanças, que são uma forma de prepará-la para chegada do futuro bebê. Algumas destas mudanças são percebidas devido aos seus sintomas, como a tontura, um sintoma bem frequente, principalmente nos primeiros meses da gestação.

E a tontura é um sintoma tão comum entre as gestantes que, antigamente, era tido como o primeiro sinal de que a cegonha iria visitar aquela família muito em breve.

A tontura durante a gravidez

A tontura costuma acontecer logo nos primeiros meses da gravidez devido ao aumento de circulação sanguínea no corpo da mulher, que acontece para suprir as necessidades do bebê que está sendo gerado.

A tontura na gravidez também costuma aparecer durante o segundo trimestre de gestação, época em que o útero cresce ainda mais, comprimindo assim as veias da região do abdômen da mulher, o que pode causar vertigens e tonturas esporádicas.

tontura na gravidez 1

Não deixe de se alimentar e nem pule refeições, pode ter picos de hipoglicemia e desencadear a tontura

Outros fatores que causam tontura durante a gravidez

Outro fator que costuma desencadear a tontura na gravidez é a hipoglicemia, que acontece devido à baixa de açúcar no sangue, principalmente quando a mulher passa muitas horas sem se alimentar, ou fica de jejum para realização de exames.

Dias muito quentes, levantar muito rápido da cama, baixa ingestão de água e líquidos durante o dia, e emoções fortes também costumam desencadear a tontura durante a gestação.

tontura na gravidez

Evite levantar da cama rápido

Como evitar a tontura durante a gravidez

Os sintomas de tontura durante a gravidez costumam ser bem passageiros, mas é sempre bom tomar algumas medidas para evitar que eles se tornem frequentes, como estas:

1. Não se levantar da cama depressa demais, principalmente ao acordar. Ao invés disso, respire demoradamente alguns minutos para que o sangue circule no corpo todo, e assim a tontura não apareça;
2. Alimente-se em intervalos menores, para evitar a hipoglicemia. Esta alimentação pode ser feita com frutas, que são mais fáceis de digerir, e podem ser levadas até na bolsa;
3. Beba bastante água e líquidos durante o dia, principalmente em dias mais quentes;
4. Ao menor sinal da tontura, sente-se em algum lugar, para evitar quedas que podem trazer riscos a sua saúde e a saúde do bebê.

E caso os sintomas sejam frequentes, converse com seu médico, que irá realizar mais exames para diagnosticar a causa da tontura durante a gravidez, e irá recomendar o tratamento adequado.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *