5 dicas que evitam a queda de cabelo durante a gravidez

Com todas alterações que ocorrem com a mulher durante a gravidez, uma que a incomoda um pouco é a queda de cabelo, apesar de ocorrer apenas em algumas gestantes.

28/08/2014 23h47m. Atualizado em 07/10/2014 23h20m por:

 

queda de cabelo na gravidezDurante a gravidez o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças, que aos poucos vão preparando seu organismo para chegada do bebê. Algumas destas mudanças já são bem conhecidas, como os enjôos e o aumento de peso, enquanto que outras não são tão comuns de acontecerem.

E a queda de cabelo é uma destas mudanças pouco frequentes durante o período da gravidez, mas que pode ocorrer na vida de algumas mamães.

A queda de cabelo durante a gravidez

A queda de cabelos durante a gravidez pode acontecer devido ao aumento dos níveis hormonais durante este período em sua corrente sanguínea, em especial a progesterona, uma das responsáveis por regular o ciclo reprodutivo da mulher.

Este aumento hormonal faz com que os cabelos da maioria das gestantes fiquem mais volumosos e sedosos, e com isso tenha aquele visual bonito e brilhante que todas adoram. Porém, em alguns casos o aumento hormonal deixa os fios de cabelo quebradiços e ressecados, e com isso surge à queda de cabelo.

queda de cabelo e alimentação

O cabelo é formado de 90% de proteína, portanto uma boa alimentação ajuda a evitar a sua queda.

Dicas para evitar a queda de cabelo durante a gravidez

Quando aparecem os primeiros sintomas da queda de cabelo durante a gravidez, alguns cuidados podem ser tomados para evitar uma queda de cabelos mais acentuada, dentre eles:

1. Evite ficar muitas horas com o cabelo amarrado ou preso, pois isso contribui para o enfraquecimento de fios já danificados;
2. Não escove os cabelos a todo instante;
3. Utilize apenas xampu suave na hora de lavar os cabelos;
4. Não realize nenhum tratamento químico em seus cabelos durante a gravidez, pois além de trazer danos ao cabelo a química pode entrar em sua corrente sanguínea e prejudicar sua saúde e a saúde do seu bebê;
5. Peça recomendações ao seu cabeleireiro de confiança durante o período da gestação, e ele irá lhe indicar quais os melhores cuidados com seu cabelo sem riscos a saúde do bebê.

queda de cabelos na gravidez 1

Ao notar uma queda de cabelo excessiva a gestante deverá conversar com o médico.

Fale com seu médico sobre a queda de cabelos na gravidez

Assim que surgem os primeiros sintomas da queda de cabelo, é importante notificar o caso durante as consultas pré-natais, para que seu médico obstetra possa avaliar o caso, e se for preciso irá lhe encaminhar para uma consulta com o dermatologista.

Ele irá realizar exames para lhe dizer qual a causa desta queda de cabelos durante a gravidez, e irá indicar o tratamento mais adequado.

Também é importante dizer que, não é porque você passou pela experiência da queda de cabelo em sua primeira gestação que ele irá voltar a cair em outra gravidez, já que cada gestação é única e o corpo irá se preparar de uma forma totalmente diferente para chegada do bebê.

Outra dica é, não precisa ficar triste com a queda de cabelo durante a gravidez, pois assim que seu bebê nascer aos poucos seu cabelo voltará a crescer normalmente, e você terá em seus braços uma criança muito especial que vai aumentar ainda mais sua forma de amar.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *