11 Sintomas da andropausa e tratamentos disponíveis

Um dos sintomas da andropausa que mais incomoda o homem é a queda do desejo sexual, além da diminuição de ereção no período vespertino.

21/11/2014 16h11m. Atualizado em 21/11/2014 16h14m por:

 

andropausa 2A andropausa é uma etapa na vida que todo homem irá passar, que chega por volta dos 50 anos, e vai causando à diminuição gradual dos níveis de testosterona presentes em seu sangue.

Andropausa é semelhante à chegada da menopausa feminina, uma fase da vida de toda mulher aonde ocorre à diminuição dos níveis de estrogênio e progesterona em seu organismo, e também o término de seu período fértil, com a chegada da ultima menstruação.

Porém, nos homens a diminuição destes níveis hormonais pode ser considerada normal, e às vezes eles nem chegam a apresentar os sintomas indicativos desta mudança em seu organismo.

andropausa

Sintomas da andropausa

Mas quando os sintomas aparecem, é importante ficar atento a cada um deles, sendo que os principais sintomas são:

1• Redução de massa muscular;
2• Diminuição dos pelos do corpo, dentre ele os da barba;
3• Ganho de peso;
4• Diminuição do desejo sexual;
5• Suor em excesso e ondas de calor esporádicas;
6• Palpitações;
7• Infertilidade;
8• Perda de memória;
9• Dificuldade na concentração;
10• Apatia;
11• Depressão.

Também é importante destacar o aparecimento da anemia, e principalmente da osteoporose, uma condição óssea que aumenta o risco de fraturas com a chegada da idade.

Tratamento da andropausa

Embora muitos homens não apresentem sintomas com a chegada da andropausa, uma visita periódica ao médico é importante. Nesta consulta serão solicitados exames para verificar os níveis da testosterona no sangue, e se eles estiverem abaixo do esperado, uma reposição a base de comprimidos, gel ou injeção seja receitada. Existem algumas contra-indicações do uso de reposição hormonal,  mas para isso o paciente tem que ser avaliado pelo médico e exames.

Exames para detecção da anemia, dosagem da prolactina e gonadotrofinas, como também da osteoporose também serão realizados, e se for necessário o tratamento para cada um destes sintomas será indicado.

Os cuidados com uma alimentação balanceada, e também a prática de exercícios físicos regulares também é indicada, para melhoria da qualidade de vida, redução de peso e diminuição de fatores de risco, como os problemas cardíacos, fraqueza muscular e óssea, dentre outros benefícios ao homem nesta fase da vida.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *