7 fatores que causam a impotência sexual masculina e os tratamentos existentes

A impotência sexual masculina não é tão incomum, as vezes ela é passageira, mas se persistir existem exames e tratamentos que poderão reverter o quadro.

17/11/2014 17h02m. Atualizado em 17/11/2014 18h10m por:

 

impotência sexual masculinaQuando o homem fica excitado, seu pênis se enche de sangue, que entra nas cavidades internas do órgão possibilitando assim sua ereção. Mas quando este processo sofre algumas alterações frequentes, o homem acaba não tendo uma ereção adequada, dificultando assim a relação sexual. E a esta dificuldade de ereção masculina acentuada que damos o nome de disfunção erétil, a popular impotência sexual masculina.

Disfunção erétil

A disfunção erétil, também chamada de impotência sexual masculina, é a dificuldade que o homem tem durante a relação sexual em manter seu pênis ereto, em pelo menos 50% das tentativas de manter relação sexual.

Quando isto ocorre, o pênis não fica ereto o suficiente para realizar a penetração na mulher, o que lhe impede de ter satisfação durante o ato sexual.

A disfunção erétil pode ocorrer em homens a partir dos 18 anos até a chegada da velhice, em graus leves, moderados ou graves, porém, muitos homens confundem a falta de desejo sexual em uma determinada ocasião com a disfunção erétil.

Fatores que causam a impotência masculina

Isto é um erro comum, já que a falta de desejo momentâneo pode acontecer naturalmente, enquanto que a disfunção vai se repedir em várias ocasiões, de acordo com seu grau de evolução e os fatores que favorecem seu aparecimento, dentre os quais:

1. Doenças hormonais, como a diabetes, diminuição dos níveis de testosterona, problemas endócrinos, etc.;
2. Fatores emocionais, como ansiedade, estresse e medos;
3. Doenças neurológicas, dentre elas as lesões de medula, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, etc.;
4. Doenças vasculares, como a hipertensão e a aterosclerose, que dificultam a passagem de sangue para encher o pênis durante a ereção;
5. Uso excessivo de medicamentos;
6. Tabagismo;
7. Alcoolismo.

Outro fator relacionado à impotência masculina é a velhice, mas é importante ressaltar que envelhecer não significa que o homem vá ficar impotente, já que outros fatores precisam estar presentes para ocorrer esta disfunção.

Sintomas impotência masculina

A disfunção erétil apresenta alguns sintomas característicos, dentre eles:

• Redução do tamanho e da rigidez do pênis;
• Dificuldade em ter ou mesmo manter a ereção;
• Diminuição dos pelos do corpo;
• Atrofia ou ausência dos testículos;
• Pênis deformado;
• Doença vascular periférica;
• Distúrbios do sistema nervoso, que são responsáveis por mandar estímulos para que o pênis fique ereto.

ecodoppler peniano

Ecodoppler peniano

Diagnóstico da impotência masculina

A impotência masculina é algo que tem cura, que pode ser apresentada de acordo com seu agente causador. E para descobrir qual o fator que está causando a disfunção erétil, o médico pode recomendar alguns exames no paciente.

Um destes exames é o teste de intumescência peniana noturna, que mede a qualidade e quantidade de ereções noturnas do paciente, que se estiverem em um patamar satisfatório, pode indicar um problema de origem emocional.

Tem também o ecodoppler peniano, que diagnostica o fluxo arterial dentro do pênis, e com isso pode indicar a presença de obstruções arteriais na região. Além disso, o médico pode realizar um exame em seu consultório aonde uma injeção com medicamento é aplicada no pênis, para aumentar o fluxo sanguíneo dentro das cavidades penianas, diagnosticando assim a presença de problemas de ereção físicos ou emocionais.

tratamento impotência masculina

Tratamento da impotência masculina

E com o diagnóstico em mãos, o médico irá recomendar o tratamento adequado para disfunção erétil, de acordo com os resultados apresentados.

Este tratamento pode incluir o uso:

-Medicamentos;

-Reposição hormonal;

-Autoinjeção;

-Próteses penianas;

-Gel para tratamento disfunção erétil;

-Cremes;

-Enrijecimento por sucção e

-Acompanhamento psicológico.

Com isso, o homem passa a ter uma vida sexual mais satisfatória, que vai trazer benefícios em sua vida amorosa, principalmente ao afastar os medos que vão surgindo em sua mente quando estas alterações acontecem.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *