Congelar os ovários, preservando a fertilidade

Mulheres que fazem algum tratamento de quimioterapia ou radioterapia, agora tem a disposição uma técnica recente, o congelamento de ovários, confiram!

27/04/2010 20h59m. Atualizado em 02/04/2014 13h55m por:

 

congelar os ovários

Congelar os ovários para preservar a fertilidade em mulheres que fazem algum tratamento de quimioterapia ou radioterapia, existe uma técnica recente, a remoção de parte dos ovários feito por videolaparoscopia . E para conservá-los é utilizado meios crioprotetores, que fazem a proteção dos tecidos durante o congelamento em nitrogênio líquido.

Congelar os ovários

Congelando os ovários,  a mulher após seu tratamento quimioterápico e tendo recebido alta do oncologista, poderá reintroduzir o tecido ovariano congelado por meio de cirurgia laparoscópica ou por laparotomia. Segundo os especialistas, o método de congelar os ovários (parte dele) é eficiente e sem risco de rejeição, devido ao tecido ser do próprio corpo da paciente. Mas não podem afirmar que haverá gravidez, tudo leva a isso se não houver nenhum outro problema.

Criopreservação ovariana

Essa técnica ainda não tem cobertura pelos convênios, por serem experimentais. O valor gira em torno de R$ 15 mil a R$20 mil reais, estão incluso a cirurgia e a criopreservação ovariana. Mas, nestes valores não estão incluidos o reenxerto do tecido e nem a taxa de manutenção do congelamento.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *