Novo calendário de vacinação infantil em 2010

No novo calendário de vacinação infantil 2010 serão incluidas mais duas novas vacinas na rede pública para atender crianças menores de dois anos de idade

12/05/2010 18h56m. Atualizado em 19/11/2014 21h49m por:

 

calendário de vacinação infantil 2010

O SUS (Sistema ùnico de Saúde) disponibilizou a partir de 2010 o novo calendário de vacinação infantil, incorporando mais duas novas vacinas na rede pública para atender crianças menores de dois anos de idade: a pneumocócica 10-valente e a antimeningococo C-conjugada, ampliando a vacinação infantil.

Essas duas novas vacinas, imunizam as crianças contra meningite, pneumonia, sinusite e otite. Com isso, o calendário de vacinação infantil contará com 13 tipos diferentes de vacinas que imunizam 19 doenças.

Novo calendário de vacinação infantil em 2010

Calendário de Vacinação Infantil 2010 pelo SUS, após a inclusão da pneumocócica 10-valente e anti-meningococo C, ficou assim:

1. BCG (contra tuberculose);
2. Vacina contra hepatite B;
3. DTP (contra difteria, tétano e coqueluche);
4. DTP+Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B );
5. DT (dupla adulto – contra difteria e tétano);
6. Vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B);
7. Vacina contra poliomielite;
8. Vacina contra rotavírus;
9. Vacina contra febre amarela;
10. Tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo);
11. Vacina contra Influenza (gripe);
12. Vacina Pneumocócica (contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia);
13. Vacina anti-meningocócica (contra doença meningocócica);

fonte: Ministério da Saúde

Tipos de Vacinas Infantil

Vacina gripe – é recomendado para crianças menores de 2 anos, esta faixa tem mais probabilidade de hospitalização se pegar a doença. A vacina deve ser aplicada em duas doses, com intervá-lo de um mês entre uma e outra. A partir de 2 anos se a criança estiver em grupo de risco a vacina deve ser dada em 1 dose anualmente.

Vacina Poliomielite – Existem dois tipos de vacina:
-Sabin (VOP) gotas – vírus vivo atenuado
– Salk (VIP) injetável – com vírus inativo.
Todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que foram imunizadas, devem receber a Sabin durante os dias de vacinação nacional.

Vacina Antipneumocócica conjugada: Faz a proteção de crianças menores de 2 anos, contra bactérias (60% pneumococos) que causam meningite e otites.

Vacina Febre amarela – Tem indicação para quem mora em áreas de risco potencial ou endêmicas , ou para quem tem como destino esses lugares. A aplicação desta vacina deve ser feita a partir dos nove meses.

Vacina Catapora – evitar medicamentos a base de salicilatos, como é o caso da aspirina e alguns antiinflamatórios, até seis semanas após a aplicação da vacina.

Vacina Rotavírus – Combate o vírus causador da diarréia  infantil.

Vacina Antimeningocócica C conjugada – Protege contra meningite . A sua aplicação é recomendada de acordo com as condições epidemiológicas locais. A partir de um ano de idade é dose única.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *