O SUS (Sistema ùnico de Saúde) disponibilizou a partir de 2010 o novo calendário de vacinação infantil, incorporando mais duas novas vacinas na rede pública para atender crianças menores de dois anos de idade: a pneumocócica 10-valente e a antimeningococo C-conjugada, ampliando a vacinação infantil.
Essas duas novas vacinas, imunizam as crianças contra meningite, pneumonia, sinusite e otite. Com isso, o calendário de vacinação infantil contará com 13 tipos diferentes de vacinas que imunizam 19 doenças.
Novo calendário de vacinação infantil em 2010
Calendário de Vacinação Infantil 2010 pelo SUS, após a inclusão da pneumocócica 10-valente e anti-meningococo C, ficou assim:
1. BCG (contra tuberculose);
2. Vacina contra hepatite B;
3. DTP (contra difteria, tétano e coqueluche);
4. DTP+Hib (contra difteria, tétano e coqueluche e infecções por Haemophilus influenzae tipo B );
5. DT (dupla adulto – contra difteria e tétano);
6. Vacina Hib (infecções por Haemophilus influenzae tipo B);
7. Vacina contra poliomielite;
8. Vacina contra rotavírus;
9. Vacina contra febre amarela;
10. Tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo);
11. Vacina contra Influenza (gripe);
12. Vacina Pneumocócica (contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia);
13. Vacina anti-meningocócica (contra doença meningocócica);
fonte: Ministério da Saúde
Tipos de Vacinas Infantil
Vacina gripe – é recomendado para crianças menores de 2 anos, esta faixa tem mais probabilidade de hospitalização se pegar a doença. A vacina deve ser aplicada em duas doses, com intervá-lo de um mês entre uma e outra. A partir de 2 anos se a criança estiver em grupo de risco a vacina deve ser dada em 1 dose anualmente.
Vacina Poliomielite – Existem dois tipos de vacina:
-Sabin (VOP) gotas – vírus vivo atenuado
– Salk (VIP) injetável – com vírus inativo.
Todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que foram imunizadas, devem receber a Sabin durante os dias de vacinação nacional.
Vacina Antipneumocócica conjugada: Faz a proteção de crianças menores de 2 anos, contra bactérias (60% pneumococos) que causam meningite e otites.
Vacina Febre amarela – Tem indicação para quem mora em áreas de risco potencial ou endêmicas , ou para quem tem como destino esses lugares. A aplicação desta vacina deve ser feita a partir dos nove meses.
Vacina Catapora – evitar medicamentos a base de salicilatos, como é o caso da aspirina e alguns antiinflamatórios, até seis semanas após a aplicação da vacina.
Vacina Rotavírus – Combate o vírus causador da diarréia infantil.
Vacina Antimeningocócica C conjugada – Protege contra meningite . A sua aplicação é recomendada de acordo com as condições epidemiológicas locais. A partir de um ano de idade é dose única.