Segurança das crianças em locais públicos

Como orientar e proteger as crianças em locais públicos.

01/06/2010 21h50m. Atualizado em 13/11/2014 16h44m por:

 

segurança da criança locais públicos

No início, lugares públicos e crianças podem não dar muito certo, mas ficando de olho nelas e as orientando, elas vão se divertir, se sentir felizes e seguras e por sua vez você e ela poderão curtir o passeio juntas.

Lembram dos velhos ensinamentos que os pais passam aos pequenos sobre não conversar com estranhos e a história do homem do saco foram sempre válidos e úteis.

O que pretendemos não é assustar a criança, mais uma pitadinha de medo faz com que ela fique por perto e não abuse muito da liberdade. O importante é estarmos atentos a Segurança das Crianças em locais públicos.

Nunca deixe a criança pequena sozinha nem por um segundo, procure orientar desde cedo para que não aceite carona, doces e brinquedos de pessoas desconhecidas isso é fundamental para não ter surpresas desagradáveis. Sabemos que nesse mundo existe pessoas de má índole, e que todo cuidado é pouco.

criança pode ser perder em locais públicos

Como orientar

Quando a criança já sabe pronunciar o nome completo, onde mora e telefone, e ela se perca, orientá-la para dizer essas informações apenas para autoridades do local. Mas se ainda não souber falar é bom que os pais, antes de sair de casa coloque escrito em um papel o número de telefone junto com ela, tudo isso é importante para segurança da criança em locais públicos.

Caso a criança se afaste de você em lojas, supermercados e restaurantes, pedir para que fechem a porta assim fica mais fácil de localizá-la e não haverá o risco dela sair para rua. A criança que fica sob a responsabilidade de uma baba, creche, escolinha, inclusive ela própria deve estar ciente que só poderá sair do local onde se encontra com autorização dos responsáveis no momento ou do pais.

Para maiores cuidados orientar esses locais, para que quando não puder ir buscar a criança, a mesma só podera ser entregue a alguém que esteja autorizado pelos responsáveis, especificando o nome e documento que comprove a identidade do mesmo. O importante é prevenir com cuidados e o resto é curtir os baixinhos e deixar que eles se sintam seguros e felizes.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *