Como evitar e tratar varizes na gravidez

Os hormônios da gestação e o útero carregando uma criança em desenvolvimento afetam as veias da futura mamãe.

10/06/2010 23h19m. Atualizado em 02/04/2014 22h47m por:

 

Captura de Tela 2014-04-02 às 22.24.19As mulheres devem ficar mais atentas com aparição de varizes na gravidez, isso ocorre devido a alta taxa de progesterona que ocorre neste período e ao crescimento da barriga e do útero. Esses processos dificultam a circulação e sobrecarregam os vasos sanguíneos.

No período de gestação também acontece um aumento de cerca de um terço no volume de sangue no organismo da grávida, o que leva a uma pressão maior sobre os vasos. E consequentemente aqueles que se encontram enfraquecidos se dilatam e não voltam ao tamanho inicial.

Evitar varizes na gravidez

Existem algumas maneiras de evitar esse mal, uma delas é o controle da balança, pois o aumento de peso acima do que é recomendado por seu médico, só vai contribuir para intensificar a pressão sobre os vasos sanguíneos.

Os exercícios de hidroginástica ou ioga também ajudam, servem para melhorar a circulação. Evite o uso de roupas apertadas, prefira as solta e confortáveis. O mesmo é em relação aos calçados, dê preferência aos confortáveis faz com que não prejudique a circulação.

varizes na gravidez

As meias elásticas além de aliviar as dores nas pernas, ameniza o cansaço e é uma boa opção para prevenir as varizes na gravidez. Elas se diferem em tamanho e marca, sendo necessário indicação médica.

No inicio da gravidez as meias elásticas são incomodas de usar, mas a partir do terceiro trimestre, quando o útero começa a comprimir as veias pélvicas, que trazem o sangue de volta das pernas para o coração, elas serão úteis.

Captura de Tela 2014-04-02 às 22.20.09

Injeção de substância esclerosante (glicose 50-75%) em vasos de pequeno calibre (até 2 mm)

Uma dica. é colocar as meias elásticas antes de sair da cama de manhã. E procurar usá-las em dias quentes ou quando for ficar muito tempo em pé, elas serão imprescindíveis. A noite não há necessidade de usá-las, a posição horizontal por si só facilita a circulação.

Outra dica é quando estiver sentada elevar os pés um pouco acima do corpo. Evite cruzar as pernas e quando for dormir, apoie os pés sobre um travesseiro, o que também facilita a circulação.

Parecem coisas insignificantes, mas que podem servir como prevenção para que não surjam varizes durante a gravidez ou mesmo para quem as tem não se agrave com o aparecimento de mais.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *