Gravidez: Não vale comer por dois!

A grávida não deve comer por dois, mas consumir pelos dois os nutrientes essenciais para a saúde dela e do bebê.

03/08/2010 00h06m. Atualizado em 04/04/2014 10h50m por:

 

gravidez não vale comer por dois

Antigamente um conceito muito comum era que a mulher ao ficar grávida deveria comer por dois. O aumento de peso durante a gravidez sempre foi uma grande preocupação dos médicos e da própria gestante. No entanto, imaginar que é necessário alimentar-se por dois é um grande exagero. As necessidades nutricionais de uma gestante deve ser balanceada evitando excessos.

Peso até o final da gravidez

Segundo a RDA/1989 uma gestante para ter uma criança de 3.300g, teria que ter ganho uns 12,5Kg a mais de seu peso até o final da gestação. O peso extra na gravidez podem evoluir para hipertensão arterial e diabetes. Para gestantes diabéticas e com sobrepeso, nutricionistas sugerem o consumo de adoçantes de stévia ou sucralose, mas é necessário saber de seu médico se poderá fazer uso.

Controlar a alimentação

Para não comer por dois a gestante tem que saber controlar a alimentação, sem ultrapassar o número de calorias recomendadas que seria umas 300 calorias diárias a mais no período gestacional. A gestante deve evitar ficar beliscando, fazer as seguintes refeições diariamente: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche noturno.

Além das refeições é muito importante beber água, primeiramente devido ao aumento do volume sanguíneo da mãe, segundo para o intestino funcionar bem e terceiro porque os subprodutos do metabolismo do feto, como a uréia e creatina, serão eliminados através da urina da mãe. Em média a gestante, deve ingerir dois litros de água por dia.

Não se esqueça que o ato de alimentar vai além de suprir a fome e as necessidades nutricionais. Esta relacionado diretamente a qualidade de vida.

Dieta alimentar saudável na gestação

E fique sabendo que no primeiro trimestre da gravidez um regime alimentar saudável, consiste em que a grávida deva consumir diariamente cerca de duas a três doses de leite, ou os seus derivados e aumentar o consumo de vegetais, especialmente as cenouras ou abóbora. Também deve comer diariamente uma fruta de sua preferência.

Nos dois trimestres seguintes, o consumo de carne ou peixe deve girar em torno de 75gr. Além, deve acrescentar 100 a 150 g de produtos hortaliças e de fruta, e aumentar em 50 gr a ingestão de pão ou equivalentes. Neste período também pode acrescentar ao cardápio o consumo de fígado, rico em certas vitaminas que contribuem para o bem-estar da grávida e do bebê.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *