Laqueadura é reversível ? Procedimento e tempo de hospital

A laqueadura consiste na obstrução cirúrgica das tubas uterinas no sentido de impedir uma possível fertilização.

06/08/2010 23h30m. Atualizado em 04/04/2014 11h31m por:

 

LAQUEADURAA laqueadura é realizada através de cirurgia, o procedimento bloqueia as trompas de falópio para que o esperma não chegue ao óvulo, nela é utilizada anéis de plásticos, clips de titânio, corte ou ligamento das trompas entre outras técnicas.

A laqueadura só é realizada quando a mulher não deseja ter mais filhos, e em mulheres acima de 25 anos. Como hoje existe a vasectomia para o homem, a mulher tem evitado a laqueadura, devido a necessidade de abrir o abdomem para se ter acesso as trompas, uns médicos aproveitam um parto cesareano para realizar a ligação de trompas, caso a mulher deseje.

Laqueadura: Tempo de hospital

A mulher que se submete a laqueadura fica no hospital por dois dias em observação e ao retornar para sua casa deve ficar em repouso por mais dez dias. A laqueadura não vai impedir que o ciclo menstrual aconteça, só se houver algo anormal.

A laqueadura é reversível (salpingoplastia) em 70% dos casos, e dará a mulher condições de nova gestação dependendo do método que foi feito e das lesões por ele causados. Os custos também são cobertos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

laqueadura é reversível

Sendo que os que tem maior perspectiva de reversão são os procedimentos de laqueadura que utiliza anéis de plásticos e clips de titânio. Existem casos raros em que a laqueadura se reverte de forma natural, onde o próprio organismo da mulher religa as trompas de falópio permitindo uma nova gravidez.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *