Dia Nacional do Aleitamento Materno: importância para mãe e filho

Atualmente temos o dia nacional do aleitamento materno, onde procura-se uma mobilização maior de conscientização sobre o ato de amamentar o bebê pelo menos até os seis meses de idade.

09/08/2010 13h29m. Atualizado em 20/07/2013 09h28m por:

 

Dia Nacional do Aleitamento MaternoSão 120 países que comemoram a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2010) do dia 1° ao dia 7 de Agosto 2010. A data foi criada em 1992 para divulgar, assegurar e dar apoio ao aleitamento materno.

A amamentação é super importante, pois diminui a incidência de câncer de mama e ovário na mulher, e de casos de diabetes no futuro. Para criança, também diminui os riscos de infeccões, problemas alérgicos e diarréia, sendo considerado o melhor alimento para os primeiros seis meses de vida do bebê.

Segundo a Organização Mundial Saúde, a alimentação ideal da criança seria o aleitamento até seis meses de vida e após esse período deve haver uma introdução de alimentos sólidos juntamente com a amamentação até os dois anos de idade. Em Porto Alegre – estado do Rio Grande do Sul, acontecerá do dia 03 a 06 de Setembro deste ano o IX Encontro Nacional de Aleitamento Materno.

Sendo que dia 02 de Setembro, no horário das 14 horas, no Cais do Porto de Porto Alegre se reuniram 1.000 mães e seus bebês num ato de aleitamento na beira do guaíba, isso tudo para mobilizar e conscientizar a importância do aleitamento materno. No local além da amamentação simultânea, ocorrerá orientações de saúde, fraldário e várias brincadeiras.

A amamentação ou aleitamento materno além de ter grande importância no aspecto da saúde, também contribui no desenvolvimento psicológico, capacidade de aprendizado e acuidade visual da criança. Na mulher a amamentação contribui para regressão uterina mais rápida e além da possibilidade de chegar ao peso que tinha no início da gestação, também com mais facilidade; enfim tem vantagens em todos os aspectos.

Quer saber mais entre: DICAS PARA AMAMENTAR

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *