Placenta prévia: Tipos e tratamentos

O tratamento da placenta prévia depende da idade gestacional, intensidade do sangramento e do tipo de inserção.

13/08/2010 19h18m. Atualizado em 04/04/2014 11h45m por:

 

Placenta prévia

Placenta prévia fica mais a frente ou em cima da passagem do bebê, e cobre o orifício do colo do útero. Não ocorre frequentemente, 1 em cada 200 gestação. A placenta prévia pode ocorrer devido a gravidez tardia, quem se submeteu a cirurgias de retiradas de miomas com a intenção de engravidar; como também curetagem também pode apresentar seus riscos. Mães que tiveram gêmeos, o útero fica mais distendido, também poderá ser uma das causas.

Sinais de placenta prévia

Um dos sinais de placenta prévia é sangramento intenso. O importante é que qualquer tipo de sangramento a gestante deve procurar imediatamente ajuda médica. Pois ele poderá estar associado a outros problemas, como infecções no colo do útero ou mesmo na vagina.

O problema todo sobre a placenta prévia é que não há uma maneira de prevenir. Ela pode ocorrer nos três primeiros meses de gravidez, nesse período ainda não há complicações, é necessário fazer acompanhamento médico e seguir suas recomendações.

Tratamento Placenta Prévia

O tratamento para Placenta Prévia, depende de alguns fatores como: quantidade de sangramento uterino, idade gestacional , da quantidade de placenta sobre o colo uterino, como o feto esta posicionado, número de nascimentos anteriores e da presença ou ausência do trabalho de parto.

No início da gestação se houver perda anormal de sangue, transfusões de sangue poderá ser feita para repor a perda de sangue materna e medicamento são administrados prevenindo o trabalho de parto prematuro, repouso em ambiente hospitar para que o quadro seja monitorado. Mas se for pouco sangramento e o nascimento não estiver próximo, o repouso poderá ser feito em casa, na cama.

É necessário fazer um acompanhamento e no segundo trimestre, através de ultrassom, verificar se ela subiu e se afastou do colo do útero para haver boas condições de parto. A cesariana é o método de parto preferido para placenta prévia, pois tem provado ser o fator mais importante na redução das taxas de mortalidade de mães e bebês.

Caso a placenta esteja baixa no momento do parto existe a necessidade de realizar uma cesariana. Pois se ela sair primeiro que o bebê, ele ficará sem oxigênio e corre o risco de morrer.

Tipos de Placenta prévia

placenta prévia simétrica

Placenta Prévia Total : a mais grave, obstrui o colo do útero, a migração é mais difícil, o repouso tem que ser absoluto, e a cesarea é a indicada.

prévia completa assimétrica

Placenta Prévia Assimétrica: A placenta obstrui o canal cervical completamente, mas de maneira não uniforme, caso a gestante tenha realizado parto cesariano anterior, ela poderá aderir no local e invadir o miometrio, chamado de acretismo placentário e requer cuidados especiais como acompanhamento pré-natal intensivo e parto com assistência mais complexa.

prévia parcial

Placenta Prévia Parcial: Neste tipo de placenta ela obstrui parcialmente o canal cervical. Na maioria das vezes quando o útero começa a se expandir, ela tende a se afastar do colo ficando numa localização normal.

marginal

Placenta Marginal A placenta fica próximo ao orifício cervical, sem obstruí-lo. É chamada de “implantação baixa” e geralmente não provoca maiores complicações,conforme o útero vai crescendo ela se afasta do canal cervical.

fúndica

E por último mostramos a Placenta Fúndica, uma região mais alta do útero, local ideal e mais seguro para o desenvolvimento da placenta.

Saiba mais: Placenta Prévia, o que é

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Um comentário em Placenta prévia: Tipos e tratamentos

  1. Avatar Jussara Moreira (Sara) disse:

    Boa noite Vandeni Navarro,

    Obrigada pelos esclarecimentos, tinha acabado de chegar da consulta e tido a notícia sobre Placenta com implatação marginal ao colo do útero.
    Nunca tinha ouvido falar nisto antes…
    Minha primeira gestação… Valeu Vandeni

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *